A China liderará um exercício naval conjunto com os países do bloco Brics nas águas da África do Sul na próxima semana. Este evento, chamado “Will for Peace 2026”, é a primeira colaboração de defesa desse tipo entre os membros do Brics e pode gerar preocupações para os Estados Unidos.
De acordo com o Departamento de Defesa da África do Sul, o exercício ocorrerá de 9 a 16 de janeiro e reunirá as marinhas dos países que fazem parte do Brics Plus. O objetivo é promover operações de segurança marítima, melhorar a coordenação entre os países participantes e fortalecer a proteção das rotas de comércio marítimo. A nota não especificou quais outros países participarão além da China, mas a mídia já identificou a Rússia e o Irã como possíveis membros, com a Indonésia e a Etiópia também sendo citadas como participantes prováveis.
O ministério da Defesa da África do Sul informou que essa atividade conjunta demonstra o compromisso coletivo das marinhas envolvidas em proteger as rotas comerciais marítimas e fomentar uma cooperação voltada para a segurança marítima pacífica. Essa iniciativa é uma evolução dos exercícios anteriores, que eram conhecidos como “Exercício Mosi” e envolveram China, África do Sul e Rússia em 2019 e 2023.
O exercício mais recente estava inicialmente agendado para novembro de 2025, mas foi adiado para evitar um conflito de datas com a cúpula do Grupo de 20, que ocorreu em Joanesburgo. O Brics, que começou com Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul, se expandiu em 2023 para incluir Irã, Egito, Etiópia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.



