A visita a cemitérios para homenagear entes queridos agora conta com uma nova ferramenta que utiliza inteligência artificial. Este recurso permite que, ao informar o nome do falecido, o estado e o cemitério onde ele se encontra, o usuário receba rapidamente a localização exata do jazigo e da quadra, além de um mapa via Google Maps. Essa tecnologia abrange todos os cemitérios públicos de Belo Horizonte.
Para utilizar o serviço, os interessados podem enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (31) 99769-8770. A resposta ocorre através de um bot, que é um assistente virtual programado para fornecer todas as informações necessárias de forma clara e direta.
Essa iniciativa é do Grupo Zelo, responsável pela administração do Cemitério da Colina, localizado em Belo Horizonte, e do Cemitério Belo Vale, em Santa Luzia. Além desses, a empresa gerencia outros doze cemitérios privados em diversas partes do Brasil, onde a ferramenta foi inicialmente desenvolvida. O serviço foi testado pela primeira vez durante o Dia de Finados do ano passado, focando apenas nos cemitérios sob a gestão do grupo, e teve a participação de mais de mil pessoas. Thiago Somavilla, gerente de marketing da Zelo, explicou que a ideia surgiu devido à dificuldade que muitos visitantes enfrentam para encontrar os túmulos, muitas vezes necessitando de funcionários que os acompanhassem até os locais. O grupo planeja expandir o serviço para incluir dados de cemitérios em todo o Brasil no futuro.
No próximo domingo, dia 2 de novembro, a empresa também realizará outras ações com o uso de bots, como o envio de vouchers destinados a cobrir o custo de transporte por aplicativo, como o Uber, para incentivar a visita aos túmulos. Além disso, haverá uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Walmor às 10h no Cemitério da Colina.
Durante o dia, diversas atividades estão programadas. Entre elas, famílias poderão soltar barcos em homenagem aos seus entes queridos. Haverá ainda uma iniciativa chamada “Bonde do Abraço”, onde as pessoas encontrarão colaboradores que estarão identificados com a frase “Quer um abraço?” para oferecer acolhimento emocional. Também será instalada uma árvore onde os visitantes poderão deixar mensagens escritas em memória das pessoas que perderam. No Cemitério Belo Vale, está programada uma chuva de pétalas às 11h como parte das homenagens.



