A agência de promoção de investimentos do Peru, ProInversión, apresentou uma nova agenda de transporte que abrange o período de 2025 a 2031. Essa agenda inclui um total de 55 projetos, que somam mais de 80 bilhões de dólares. Esses empreendimentos serão realizados através de parcerias público-privadas (PPP) e do regime de obras por impostos (OxI).
Atualmente, o governo peruano, considerado um governo de transição após a destituição da presidente Dina Boluarte em outubro, pretende firmar compromissos de investimento que totalizam 15 bilhões de dólares até julho. Esse valor será discutido antes que uma nova administração assuma o cargo.
Diversas emendas a contratos já existentes fazem parte desse plano de investimentos. Entre os projetos destacam-se a Linha 1 do Metrô de Lima, com um investimento de 3,23 bilhões de dólares, a Rede Rodoviária nº 6, que envolve 655 milhões de dólares, e o terminal Transportadora Callao, que contará com um investimento de 160 milhões de dólares. Essas informações foram divulgadas pelo ministério da economia do Peru.
As autoridades também informam que, antes do fim de 2025, haverá publicações com diretrizes para uma nova lei de parcerias público-privadas. Dos 55 projetos da agenda, 36 são parcerias público-privadas, sete seguem o regime de obras por impostos e 12 são aditivos, ou seja, modificações em contratos já existentes.
Na lista dos projetos de PPP estão o corredor rodoviário Santa – Pte Chuquicara – Tauca – Dv. Sihuas, que contempla um investimento de 965 milhões de dólares, o anel viário de Cusco, com 738 milhões de dólares, além das Linhas 3 e 4 do Metrô de Lima, que têm investimentos de 6,92 bilhões e 3,74 bilhões de dólares, respectivamente. Outro destaque é a ferrovia Andahuaylas–Marcona, que demandará 8,16 bilhões de dólares.
Os projetos classificados como OxI incluem melhorias nas rotas AY-102 e AY-101, com investimentos de 85,6 milhões de dólares e 96,2 milhões de dólares, respectivamente, além da construção da ponte Silva–Pichari e suas vias de acesso, que custarão cerca de 90,6 milhões de dólares.
As emendas planejadas também preveem investimentos em um segundo grupo de aeroportos regionais, com recursos de 452 milhões de dólares, além das já mencionadas modificações na Linha 1 do Metrô de Lima, na Rede Rodoviária nº 6 e no terminal de Callao.



