Jannik Sinner e Carlos Alcaraz estão de volta ao circuito de tênis após se enfrentarem na final do US Open. O italiano escolheu competir em Pequim, enquanto o espanhol optou por Tóquio. Essa escolha está relacionada à programação e logística de cada atleta, mas também a fatores financeiros.
Ambos os torneios são da categoria ATP 500, que raramente conta com a presença dos dois jogadores ao mesmo tempo, especialmente em eventos de categoria inferior aos Masters 1000. No último ano, Sinner participou de torneios em Rotterdam e Halle, enquanto Alcaraz competiu em Buenos Aires, Rio de Janeiro e no Queen’s, antes de estar junto a Sinner em Pequim. Esses padrões não parecem ser coincidência.
Segundo as regras da ATP, os torneios ATP 500 e 250 podem oferecer salários adicionais para atrair jogadores de elite. Isso significa que organizadores de torneios de menor categoria podem oferecer compensações financeiras para aumentar a atratividade do evento, já que jogadores renomados atraem mais público e patrocinadores. No entanto, devido à limitação de orçamento, os torneios ATP 500 geralmente não conseguem garantir a participação de Sinner e Alcaraz ao mesmo tempo, exceto em raras exceções como em Doha.
A situação financeira de Sinner e Alcaraz é bem diferenciada em relação a outros jogadores. Em 2023, por exemplo, o torneio de Viena teve que desistir da participação de Alcaraz porque seu time pediu um honorário de 750 mil euros. Atualmente, esse valor subiu para cerca de 1 milhão de euros, que é o que ambos os jogadores solicitam para participar de um torneio 500. Esse montante é um pagamento mínimo garantido, além do prêmio que cada jogador receberá com base em seu desempenho na competição.
Sinner confirmou sua participação no torneio ATP 500 de Viena, onde foi o campeão em 2023. O diretor do torneio, Herwig Straka, comentou que o investimento para trazer Sinner é alto, mas uma decisão estratégica para o futuro do evento. O prêmio total do torneio de Viena será de 2,5 milhões de euros, mas incluindo as despesas com Sinner, o custo total ultrapassará os 4 milhões de euros, com cerca de 1 milhão sendo destinado ao jogador.
Além disso, a ATP implementou novas regras para 2025 para incentivar a presença dos melhores jogadores nos torneios 500. Os 30 principais jogadores precisam participar de pelo menos cinco desses eventos, um a mais do que em 2024. A ATP também aumentou o “Bonus Pool” para os jogadores que se destacam nesses torneios, oferecendo prêmios adicionais. No ano passado, Sinner ganhou 310 mil dólares por sua posição em um ranking específico, e este ano, o vencedor receberá 1 milhão de dólares, enquanto os segundo e terceiro colocados ganharão 500 mil e 250 mil dólares, respectivamente.