O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, destacou na quinta-feira, 18 de outubro, que o Comitê de Política Monetária (Copom) evita antecipar sua decisão de política monetária. Durante a coletiva de imprensa sobre o Relatório de Política Monetária (RPM) do quarto trimestre, ele comentou que o mercado financeiro frequentemente busca por “dicas” em comunicações que não serão fornecidas.
Galípolo utilizou uma analogia humorística ao mencionar um “meme” que circula sobre o assunto, referindo-se à dificuldade em interpretar declarações que, na verdade, não oferecem indicações claras sobre futuras decisões. “Eu não consigo achar uma dica sobre o que vai ser feito, e é por isso que estamos dizendo que dependemos dos dados, porque não decidimos o que faremos”, afirmou.
Ele explicou que a escolha de não comunicar direções claras se deve ao fato de que o Copom ainda não tomou uma decisão. “Entendemos que, atualmente, considerando a relação custo-benefício de fornecer um guidance, o valor presente é não tomar essa decisão neste momento”, destacou Galípolo.



