As vendas durante a Black Friday de 2023, que será realizada nesta sexta-feira, dia 28, estão projetadas para alcançar um valor recorde de R$ 5,4 bilhões, o maior desde que a pesquisa começou em 2010. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Se confirmada, essa soma representará um crescimento de 2,4% quando comparada ao volume de vendas da mesma data em 2024.
José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, enfatizou em comunicado que, apesar do cenário econômico de incertezas e do elevado endividamento das famílias brasileiras, o evento deve resultar em um aumento nas vendas.
A CNC alertou que o alto nível de endividamento e a inadimplência das famílias, juntamente com a encarecimento do crédito, podem limitar um crescimento mais expressivo nas vendas. No entanto, fatores como a taxa de câmbio mais favorável e o baixo nível de desemprego deverão impulsionar os números de venda.
Dados indicam que a média da taxa de câmbio em relação ao dólar caiu 8,3% nos últimos 12 meses. Atualmente, a cotação do dólar é mais favorável ao poder de compra dos consumidores em comparação a novembro de 2024, quando a moeda norte-americana estava avaliada em aproximadamente R$ 5,80.
Além disso, a recente melhora no mercado de trabalho, evidenciada pela diminuição histórica da taxa de desemprego, sugere uma tendência de aumento na atividade do varejo. No segundo trimestre de 2023, a massa real de rendimentos cresceu 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A distribuição das vendas para a Black Friday de 2023 será predominantemente concentrada em alguns segmentos: 68% do total deverá vir de hipermercados e supermercados (R$ 1,32 bilhão); eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,24 bilhão); e móveis e eletrodomésticos (R$ 1,15 bilhão). Segmentos como vestuário e acessórios (R$ 0,95 bilhão) e farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 0,38 bilhão) também se destacam.
A CNC destaca que a Black Friday ocupa a posição de quinta data comemorativa mais relevante para o varejo, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
Para avaliar os potenciais descontos durante a Black Friday, a entidade conduziu um levantamento de preços de 150 itens em 30 categorias ao longo dos últimos 40 dias. Os resultados indicam que 70% das categorias podem oferecer reduções efetivas nos preços, com destaque para materiais de papelaria (-10,14%), livros (-9,02%), joias e bijuterias (-9,01%), perfumaria (-8,20%), utilidades domésticas (-8,18%) e itens de higiene pessoal (-8,11%).



