Conforme o estudo Digital AdSpend, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, os investimentos em publicidade digital no Brasil atingiram a marca de R$ 35 bilhões em 2023.
Este valor representa um crescimento significativo de 8% em relação ao ano anterior, quando o investimento totalizou R$ 32,4 bilhões.
O relatório analisa a verba destinada a 1.600 sites e portais, ao Google, às mídias sociais e a meios como mídia exterior digital. Desde 2020, o setor registra um crescimento acumulado de 47,6%, partindo de R$ 23,7 bilhões para os atuais R$ 35 bilhões.
Segundo Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil, os dados refletem um mercado consolidado, sem tendências de retrocesso tecnológico. Ela destaca que não há mais picos de euforia, mas sim um crescimento estruturado e consciente.
Quanto aos dispositivos de exibição, o estudo revela que a maioria dos anúncios é veiculada em dispositivos móveis, representando 74% do total, enquanto 26% são visualizados em desktops.
Quanto à distribuição por plataforma, 52% dos investimentos estão direcionados para redes sociais, 29% para ferramentas de busca e 19% para publishers e verticais de informação.
Além disso, os setores líderes em investimentos em mídia digital, como comércio, serviços, mídia, financeiro e eletro, concentraram 58% dos investimentos no ano passado.
Em alguns segmentos específicos, como vestuário, eletro e informática, e agropecuária, a maioria dos investimentos publicitários está concentrada nos meios digitais, representando 73%, 71%, e 56%, respectivamente.