A bolsa de valores abriu em alta nesta sexta-feira (26), impulsionada por notícias positivas relacionadas aos índices de inflação tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, enquanto o dólar apresentou queda.
Nos EUA, o índice PCE, um dos principais indicadores de inflação e utilizado pelo Fed para orientar sua política monetária, registrou um aumento de 0,3%, em linha com as expectativas, aliviando as preocupações em torno dos juros futuros no país.
No Brasil, o IPCA-15 de abril ficou abaixo do esperado, o que contribuiu ainda mais para o cenário positivo.
Por volta das 10h35, o Ibovespa estava em alta de 1,31%, atingindo os 126.281,17 pontos. Esse movimento contrasta com o pregão anterior, quando a Vale (VALE3) e as flutuações nos juros influenciaram o mercado.
Quanto ao dólar, ele operava em queda, sendo cotado a R$ 5,1255, representando uma baixa de 0,71% em relação ao real, enquanto no exterior o dólar apresentava alta. O índice global da moeda, o DXY, registrava um avanço de 0,22%, chegando a 105,83 pontos.
A queda na inflação nos EUA contribui para o cenário de expectativa de corte de juros em setembro, aliviando os mercados e deve beneficiar tanto as bolsas quanto o real, conforme avaliação de Paulo Gala, economista-chefe do banco Master.
No Brasil, o IPCA-15 de abril também ficou abaixo das expectativas, reforçando a possibilidade de novos cortes na taxa básica de juros na próxima reunião do Copom, que está agendada para os dias 7 e 8 de maio.