A Jeep apresentou a nova geração do Compass na Europa, que agora utiliza a plataforma STLA Medium da Stellantis. Com um design renovado, mais tecnologia e uma inédita versão elétrica, o novo Compass já está disponível para venda a partir de 41 mil euros, o equivalente a aproximadamente R$ 264 mil. Previsto para ser fabricado em Goiana, Pernambuco, o lançamento no Brasil ocorrerá no final de 2026.
Visualmente, o novo Compass mantém os traços característicos da marca, como a grade de sete fendas verticais e arcos de roda robustos, enquanto introduz melhorias que aumentam sua eficiência aerodinâmica. Segundo a Jeep, o coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido em 10%, atingindo menos de 0,30, um resultado significativo que impacta diretamente a autonomia das versões elétricas.
Para otimizar a aerodinâmica, novos recursos foram incorporados, como defletores de ar ativos na grade, que gerenciam a entrada de ar para atender às necessidades do motor e a refrigeração dos sistemas elétricos.
O comprimento do novo modelo é de 4,55 metros, com um aumento na distância entre-eixos para 2,77 metros. Esse ajuste proporciona um espaço adicional de 55 mm para as pernas dos passageiros do banco traseiro, além de um porta-malas com capacidade para 550 litros.
A cabine também foi reformulada, agora com um novo console central que possui um compartimento de 34 litros, oferecendo mais opções de armazenamento. O encosto do banco traseiro apresenta uma configuração 40/20/40, aumentando a versatilidade. Além disso, a central multimídia e o painel digital foram atualizados, incluindo telas de 10 polegadas no quadro de instrumentos e de 16 polegadas no console central, com suporte para atualizações remotas (OTA) e conectividade avançada.
O novo Compass também traz um pacote de assistência à condução, permitindo uma condução semiautônoma de nível 2. Os recursos incluem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência. Versões mais equipadas contarão com câmera 360°, head-up display e assistente de mudança de faixa semiautomática.
Motorização Eletrificada
Uma das principais novidades é a disponibilidade de três opções de motorização eletrificada. O SUV terá:
- Híbrido leve (48V) de 145 cv
- Híbrido plug-in de 195 cv
- Três versões 100% elétricas (BEV), com potências entre 213 cv (tração dianteira) e 375 cv (tração integral)
A versão mais potente conta com um motor elétrico traseiro exclusivo da Jeep, que entrega 49 kW (66 cv) e 232 Nm de torque. Em combinação com uma relação de 14:1, essa configuração permite que o SUV supere aclives de 20% mesmo sem tração nas rodas dianteiras.
A autonomia das versões elétricas poderá atingir 650 km, de acordo com o ciclo WLTP, beneficiada por um pacote de baterias de 74 kWh e soluções de otimização aerodinâmica. A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite recuperar de 20% a 80% da carga em aproximadamente 30 minutos.
No mercado brasileiro, a Jeep deverá continuar oferecendo o motor T270, um motor 1.3 Turboflex de 176 cv, além do 2.0 Hurricane de 272 cv, disponível apenas com gasolina. Também está previsto a implementação do sistema BioHybrid leve, em uma versão aprimorada do que já está em uso na Fiat.