Bill Ackman, um influente investidor, afirmou que a indústria de locação de automóveis nos Estados Unidos atua como um oligopólio, dominado por três empresas: Enterprise, Avis e Hertz, que juntas representam quase 95% do mercado. Em um comunicado na plataforma X, Ackman explicou suas razões para investir na Hertz, destacando a melhora na disciplina de preços do setor após a pandemia.
Ackman observou que as margens de lucro da Enterprise, estimadas em mais de 20%, reforçam a ideia de que o negócio de aluguel de carros pode ser altamente lucrativo. “A Enterprise atualmente é o melhor player do setor”, afirmou ele em sua declaração.
Desde o final do ano passado, Ackman começou a adquirir ações da Hertz e, atualmente, possui uma participação de 19,8% na empresa, que inclui tanto ações quanto swaps de rentabilidade total. Na quarta-feira, as ações da Hertz tiveram um aumento significativo de 56,4% após a revelação de que a Pershing Square, empresa de Ackman, havia adquirido uma participação substancial na locadora.
O investidor acredita que a Hertz pode se beneficiar de uma estrutura industrial mais eficiente e de uma competição mais racional. Além disso, a resolução da superexposição da frota da empresa a veículos da Tesla, que prejudicou seus resultados no passado, deverá proporcionar um novo impulso para a locadora.
Um plano de recuperação operacional bem-sucedido, aliado a uma nova equipe de gestão com um histórico comprovado, pode gerar um retorno sobre investimento altamente atrativo para os acionistas da Hertz, completou Ackman.