A Prefeitura de Burgos já ativou um plano de segurança devido à possibilidade de nevascas e quedas significativas de temperatura. Esse protocolo está em funcionamento desde novembro e seguirá até abril.
Com a chegada do frio, é possível ver a instalação de contenções de sal nas ruas da cidade. Essa medida é parte de uma atualização na estratégia de resposta ao gelo e neve, que foi completamente reformulada no ano passado.
A nova orientação divide a cidade em 12 setores, priorizando a atenção em locais como hospitais, centros de saúde e escolas. O plano também se concentra na proteção das pessoas idosas e em outros grupos vulneráveis, especialmente durante nevascas mais intensas. O objetivo é adotar um enfoque mais amplo que não se resuma apenas à limpeza das ruas, mas que também busque evitar o isolamento das pessoas mais fragilizadas.
A nova guia estabelece três níveis de emergência, todos dentro da categoria chamada “nível 0”. Caso a situação se agrave para o “nível 1”, a responsabilidade pela gestão e coordenação das ações passa para o governo da Comunidade Autônoma.
Os três níveis de emergência previstos são:
– Nível 0A: ativado em situações climáticas comuns, como noites muito frias ou alertas de quedas leves de neve.
– Nível 0B: acionado quando a previsão ou a situação se deteriora, com a colaboração de recursos privados começando a atuar.
– Nível 0C: corresponde ao acionamento do plano completo, mobilizando mais de 130 profissionais para gerenciar a situação.
O secretário de Segurança Pública, Ángel Manzanero, destacou que a cidade possui uma capacidade robusta de resposta, combinando recursos públicos e privados para atender eficientemente às necessidades da população de Burgos, conforme as diretrizes estabelecidas na nova guia.



