O Brasil se prepara para enfrentar condições climáticas severas a partir deste domingo, dia 12, devido à chegada de uma frente fria e à formação de um ciclone extratropical que afetará a região Sul do país e partes do Centro-Sul. De acordo com informações de meteorologistas, entre os efeitos esperados estão chuvas intensas, queda de granizo, muitas descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar 100 km/h, especialmente em áreas mais vulneráveis.
A formação do ciclone começará neste sábado, dia 11, com o fortalecimento de uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai. Esse sistema, com pressão prevista de menos de 1000 hPa, favorece o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus, que são responsáveis por tempestades severas. O ciclone deve se concentrar entre domingo e segunda-feira, próximo ao Uruguai e à região de Buenos Aires, mas sua proximidade provocará efeitos significativos no Sul do Brasil.
As áreas que mais sentirão os impactos das condições climáticas são os três estados da Região Sul:
Rio Grande do Sul: Esse estado está em maior alerta, com previsão de temporais severos, especialmente nas regiões centro-oeste e sudoeste. As rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h e a Defesa Civil já alerta para a possibilidade de cheias em arroios e pequenos rios devido ao volume de chuva. Também há um risco elevado de queda de granizo e descargas elétricas.
Santa Catarina e Paraná: As tempestades devem se intensificar na manhã de domingo, com rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h. Embora os eventos climáticos sejam menos intensos que no Rio Grande do Sul, podem ocorrer alagamentos urbanos e outros transtornos.
No Centro-Sul do Brasil, o impacto da frente fria também será sentido em outros estados entre os dias 12 e 13 de novembro:
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: São esperados temporais, com rajadas de vento intensas e possibilidade de granizo.
São Paulo: O interior do estado deve se preparar para chuvas fortes, ventos e tempestades elétricas.
Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo: Esses estados deverão sentir os efeitos da frente fria na madrugada de segunda-feira, com previsão de chuvas volumosas e risco de temporais isolados.
Além das chuvas intensas, os estados devem estar atentos aos seguintes riscos:
Ventania: Rajadas podem superar 100 km/h no Rio Grande do Sul e atingir entre 70 km/h e 90 km/h em Santa Catarina, Paraná, e algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
Granizo: Há risco de queda de granizo nos três estados do Sul, sendo que no Rio Grande do Sul o risco começa já neste sábado.
Descargas elétricas: A formação de nuvens cumulonimbus aumentará a ocorrência de raios, que podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos materiais e riscos à vida de pessoas e animais.
A população é orientada a se manter informada sobre as atualizações meteorológicas e a se preparar para os eventos climáticos que se aproximam.