Cientistas de diferentes países, incluindo Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca, descobriram um novo planeta do tamanho da Terra, classificado como HD 137010 b. Este planeta está localizado a aproximadamente 146 anos-luz de distância da Terra e possui 50% de chance de estar em uma zona habitável, o que significa que poderia potencialmente suportar vida.
O estudo que trouxe essa descoberta foi publicado no periódico Astrophysical Journal Letters. De acordo com os pesquisadores, as condições climáticas em HD 137010 b apresentam semelhanças com as de Marte, o que aumenta as expectativas sobre sua habitabilidade.
A investigação foi baseada em dados coletados em 2017 pela missão do telescópio espacial Kepler, da NASA. O planeta orbita uma estrela similar ao Sol, mas que é mais fria e menos brilhante. Isso implica que a temperatura na superfície do HD 137010 b pode ser bastante baixa, potencialmente abaixo de -70°C.
O HD 137010 b apresenta uma órbita de aproximadamente 355 dias, o que se aproxima do tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol, que é de 365 dias. O planeta foi detectado quando ele transitou temporariamente na frente de sua estrela, provocando um fenômeno de escurecimento, que foi observado pelos telescópios.
Os cientistas estão animados com essa nova descoberta, pois ela abre novas possibilidades para a busca de vida fora do nosso sistema solar. Todos os dados e análises feitas até agora ainda classificam HD 137010 b como um candidato a planeta habitável, e novos estudos serão necessários para aprofundar essa pesquisa. A equipe de pesquisa inclui também contribuições de cidadãos, incluindo um estudante do ensino médio, que ajudaram na análise inicial dos dados coletados.



