Neste domingo, dia 21 de outubro, Vasco da Gama e Corinthians se enfrentam no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h, em busca do título da Copa do Brasil 2025. O primeiro jogo da final, realizado na Neo Química Arena em São Paulo, terminou empatado em 0 a 0, o que significa que ambos os times entram na partida decisiva sem vantagem. O vencedor levará para casa o troféu da competição.
O Vasco busca conquistar o bicampeonato, já que venceu a Copa do Brasil em 2011. Por outro lado, o Corinthians tem três títulos da competição, conquistados em 1995, 2002 e 2009.
Para chegar à final, o Vasco eliminou o Fluminense nos pênaltis na semifinal, após ter superado outros adversários como Botafogo, União Rondonópolis, Nova Iguaçu e CSA nas fases anteriores. O Corinthians, por sua vez, garantiu sua vaga na decisão também através dos pênaltis, vencendo o Cruzeiro na semifinal. O caminho do Timão na competição incluiu vitórias sobre o Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR.
Além da vitória e do título, o campeão da Copa do Brasil levará uma premiação de R$ 77,1 milhões, enquanto o vice-campeão receberá cerca de R$ 33 milhões. Esses valores são apenas dos prêmios pelo título e não incluem as premiações das fases anteriores do torneio.
Caso a partida deste domingo termine em empate novamente, o campeão será decidido nos pênaltis, uma regra válida para todas as fases da competição. Na última final que teve essa situação, em 2022, o Flamengo venceu o Corinthians nos pênaltis após um empate em 1 a 1 na segunda partida.
A partir da temporada de 2026, a Copa do Brasil passará a ter mudanças significativas. A competição contará com um número maior de clubes, passando para 126 equipes, 34 a mais do que em 2025. O formato da final também será alterado, sendo disputada em jogo único a partir de então.
O campeonato será realizado entre 18 de fevereiro e 6 de dezembro, encerrando novamente o calendário do futebol nacional. À medida que mais clubes entram na competição, haverá 102 vagas diretas das federações estaduais, um aumento em relação às 80 vagas atuais.
As quatro primeiras fases continuarão sendo disputadas em partidas únicas, enquanto a partir da quinta fase até as semifinais os jogos serão em ida e volta. A cidade que sediar a final em jogo único deve ter um estádio com capacidade mínima de 40 mil lugares e atender a critérios como facilidade de acesso para torcedores e uma rede hoteleira adequada.
Além dessas mudanças, a Copa do Brasil também garantirá duas vagas na Libertadores do ano seguinte: o campeão se classifica diretamente para a fase de grupos, e o vice para a fase preliminar. Se o vencedor já estiver classificado para a fase de grupos do torneio continental pelo Brasileirão, a vaga irá para o time melhor colocado na competição nacional, que não esteja entre os já classificados.



