Panagiotis Tachtsidis, um meio-campista grego, é o protagonista de uma das histórias mais inusitadas do futebol brasileiro em 2025. Ele tem a oportunidade de ajudar o Club do Remo a conquistar seu acesso à Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua carreira, após 31 anos na segunda divisão. A última rodada da Série B será decisiva para o futuro da equipe e para Tachtsidis, que participou da Copa do Mundo de 2014.
Com 34 anos, Tachtsidis chegou ao Remo em setembro deste ano e logo se tornou um jogador fundamental para a equipe. Durante sua passagem na Série B, ele participou de oito partidas, sendo sete como titular, e contribuiu para a equipe com um gol e uma assistência. Com seu bom desempenho, o atleta ajudou a aumentar as esperanças da torcida para que o clube retorne à elite do futebol nacional.
O Remo irá enfrentar o Goiás no dia 23 de novembro no Estádio Mangueirão, em Belém. Para garantir a subida para a Série A, a equipe precisa vencer o jogo e, simultaneamente, torcer pela derrota do Criciúma ou por um tropeço da Chapecoense. A expectativa é que Tachtsidis seja novamente titular nesta partida decisiva.
Nascido na Grécia, Tachtsidis iniciou sua carreira no AEK, onde teve a oportunidade de jogar ao lado do famoso jogador brasileiro Rivaldo. Ele rapidamente se destacou e seguiu para a Itália, onde atuou em diversos clubes, incluindo Genoa, Roma e Torino. Sua carreira também o levou a atuar em times de diferentes países, como o Olympiacos na Grécia, Nottingham Forest na Inglaterra, e ainda passou por clubes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Romênia.
Embora essa seja sua primeira experiência no futebol sul-americano, Tachtsidis já teve um contato anterior com o Brasil, ao integrar a seleção grega na Copa do Mundo de 2014. Durante esse torneio, a Grécia avançou para as oitavas de final, mas foi eliminada pela Costa Rica. Apesar de não ter jogado naquela competição, sua presença no elenco foi uma experiência significativa em sua carreira. Desde 2018, ele não é mais convocado para a seleção grega, mas agora busca relançar sua carreira no futebol brasileiro com o Remo.



