A demanda por financiamento no Brasil apresentou uma alta significativa em setembro de 2024, após uma queda em agosto. O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) registrou um aumento de 3,8% em setembro, em contraste com uma redução de 2,3% no mês anterior.
Em comparação ao mesmo período do ano anterior, setembro de 2023, houve um avanço de 10%, indicando uma recuperação, após um declínio de 2,5% na mesma base de comparação em agosto.
De acordo com a Neurotech, os dados do INDC, que avalia mensalmente o volume de solicitações de crédito em setores como varejo e instituições financeiras, sugerem uma recuperação da confiança dos tomadores para o ano de 2025.
O setor financeiro teve um papel crucial no crescimento da busca por crédito, com um aumento de 52% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2023. Entre as empresas, aquelas de grande porte, com faturamento anual superior a R$ 300 milhões, se destacaram, apresentando uma expansão de 18% em relação ao ano anterior e de 4,8% na comparação mensal.
Segundo Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, muitas dessas empresas estão se reestruturando após um período de incertezas econômicas. Ela ressalta que, em momentos como este, o crédito se torna um recurso fundamental “para manter operações, investir e se preparar para o último trimestre, que é tradicionalmente mais aquecido.”



