Uma pesquisa realizada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) revela que a cesta de Natal deste ano apresenta um aumento médio de 4,53%, em comparação ao índice de 9,16% registrado no mesmo período de 2024. Dentre os produtos que mais tiveram alta, destacam-se o quilo do peru, que subiu 13,62%, e a azeitona verde com caroço, com aumento de 12,53%.
Por outro lado, um dos itens que apresentou queda significativa foi o azeite de oliva extravirgem, que registrou uma variação negativa de 23,06%, após ser considerado um dos vilões de preços nas festas de Natal do ano passado.
Dentre os itens tradicionais fora da cesta principal, a ave tipo chester teve uma alta de 13,85%, e o quilo do filé mignon subiu 9,70% em relação ao ano passado. Já o quilo da uva de feira está 9,57% mais caro em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A pesquisa aponta que o preço médio da cesta de Natal era de R$ 433,42 na segunda quadrissemana de dezembro de 2024 e subiu para R$ 453,06 na mesma semana deste ano.
Os itens analisados nesta edição incluem peru, lombo de porco, atum sólido, macarrão espaguete, caixa de bombom, panetone com frutas cristalizadas, vinho tinto, champagne, sucos néctar de laranja e morango, molho de tomate, azeitona verde com caroço, palmito, queijo ralado e azeite de oliva extravirgem.
Guilherme Moreira, coordenador do IPC-Fipe, destacou que a pesquisa inclui produtos típicos das cestas prontas, além de itens de Natal que têm demanda aumentada nessa época. Ele enfatiza a importância do planejamento antecipado para garantir economia nas festas de fim de ano.


