O empresário Joesley Batista está mobilizando esforços para que Otto Lobo seja designado como o novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais no Brasil. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
De acordo com o colunista, Joesley Batista está promovendo uma campanha para que o atual presidente interino da CVM assuma o cargo de forma definitiva. O mandato de Lobo termina em 31 de dezembro, e as expectativas são de que o ministro Fernando Haddad não o renove.
A renúncia de João Pedro Nascimento, anunciada em 18 de julho, deixou o cargo vago. Nascimento, que teria mandato até julho de 2027, justificou sua saída por razões pessoais, afirmando que pretende dedicar-se à vida acadêmica, à escrita e à família.
Conforme a legislação vigente que regula a CVM, a presidência interina é automaticamente assumida pelo membro mais antigo ou mais velho do colegiado em casos de renúncia, falecimento ou término de mandato do presidente.



