A atualização das projeções do Boletim Focus é o principal assunto do mercado financeiro nesta segunda-feira, logo após uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que ocorreu na semana passada. Este boletim é um documento importante que compila as expectativas dos economistas em relação a indicadores econômicos no Brasil.
No cenário internacional, a atenção estará voltada para dois eventos. O primeiro é o leilão de títulos do Tesouro americano, conhecido como Treasuries. O segundo é a fala de Alberto Musalem, um dos dirigentes do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que terá um espaço reservado na Bloomberg TV para discutir assuntos relevantes da política monetária americana.
Confira os principais eventos da agenda econômica desta segunda-feira:
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgará, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) referente à primeira quadrissemana de novembro. Na última divulgação, o IPC-S da quarta quadrissemana de outubro apresentou uma alta de 0,14%, acumulando um aumento de 3,60% nos últimos doze meses.
Às 8h25, o Banco Central do Brasil apresentará o Boletim Focus da semana encerrada em 7 de novembro. Este boletim traz as expectativas dos economistas para diversos indicadores. A expectativa para a inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 2025, caiu levemente de 4,56% para 4,55%. Já para 2026, a projeção permanece em 4,20%. Para 2027 e 2028, houve uma pequena redução nas expectativas de 3,82% para 3,80% e de 3,54% para 3,50%, respectivamente. No que diz respeito à taxa básica de juros, a expectativa para o fim de 2025 é de 15%, para 2026 é de 12,25% e para 2027, de 10,50%. Esses valores se mantêm inalterados por várias semanas.
Às 15h, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apresentará os dados da balança comercial da primeira semana de novembro. Em outubro, o Brasil registrou um superávit de 6,964 bilhões de dólares, um crescimento de 70,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As exportações totalizaram 31,97 bilhões de dólares, com um aumento de 9,1%, enquanto as importações caíram 0,8%, totalizando 25,01 bilhões de dólares.
Outro destaque é a entrevista programada para as 11h45, onde Alberto Musalem também irá abordar temas sobre política monetária.
No setor externo, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos realizará, às 15h, um leilão de títulos conhecidos como T-notes com vencimento em três anos. Esse é um evento importante para investidores que buscam informações sobre a saúde econômica americana.
No país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém, no Pará.
Além disso, às 16h, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga o INSS realizará uma audiência com Igor Dias Delecrode, que é dirigente de uma associação voltada ao atendimento a aposentados e pensionistas.
A Subcomissão Especial da Câmara sobre a jornada de trabalho 6 x 1 também se reunirá às 14h, com a presença de autoridades e líderes sindicais.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em São Paulo, onde despachará e dará uma entrevista ao programa Bastidores CNN às 14h. Ele retornará a Brasília na manhã de terça-feira.
Por fim, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o diretor de Assuntos Internacionais Paulo Piccetti participarão de reuniões do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Basileia, na Suíça. Outros diretores do Banco Central também terão compromissos de trabalho internos durante o dia.


