A novela “Vale Tudo”, um clássico da televisão brasileira, ganhou uma nova versão para o público hispânico nos Estados Unidos em 2002. Neste remake, a antagonista Odete Roitman, que na primeira versão de 1988 foi interpretada por Beatriz Segall, foi renomeada para Lucrécia Roitman e retratada por Zully Montero, uma renomada atriz cubana. A trama, agora chamada “Vale Todo”, foi produzida pela Globo em parceria com a emissora Telemundo.
Assim como na versão original, a história se passa no Rio de Janeiro, e o elenco da nova versão é formado por artistas de diversas nacionalidades da América Latina, incluindo México, Peru, Argentina, Cuba, Colômbia e Venezuela. Um exemplo de destaque é a protagonista da nova adaptação, Raquel, interpretada por Itatí Cantoral, conhecida no Brasil por seu papel como a vilã Soraya Montenegro na novela “Maria do Bairro”.
Um dos aspectos mais intrigantes do remake é a revelação do assassino de Lucrécia Roitman. Na trama, o responsável pelo crime é o mordomo Eugênio, que na versão original foi vivido por Sérgio Mamberti e, no remake, interpretado por Julio Rodríguez. O novo protagonista, Luís Salém, desempenha um papel relevante entre os suspeitos. Eugênio busca vingança pelas maldades que Lucrécia comete contra sua filha, Heleninha, que na versão original foi interpretada por Renata Sorrah.
Na série original, a assassina de Odete Roitman era Leila, vivida por Cássia Kis, que atirou na milionária por engano, acreditando que ela era a amante de Marco Aurélio, um dos personagens centrais da trama.
No entanto, “Vale Todo” não conquistou o sucesso esperado. Por conta disso, a Globo decidiu não prosseguir com outros remakes originalmente planejados. As produções subsequentes foram mais pontuais, incluindo “O Clone”, que se tornou “El Clon” em 2010, e “Fina Estampa”, que chegou ao exterior na forma de “Marido en Alquiler” em 2013.
A elaboração de novelas destinadas ao mercado internacional, como foi o caso de “Vale Todo”, representa um esforço da Globo para adaptar suas histórias a culturas e públicos distintos, preservando a essência brasileira, enquanto busca engajar novos espectadores fora do país.