O Ministério da Educação (MEC) lançou na quarta-feira, 12 de novembro, o Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. A iniciativa é uma parceria com o grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto integra o programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar a oferta de educação em tempo integral nas escolas públicas.
O Mapa é uma plataforma interativa que reúne relatos, vídeos e imagens de diversas experiências na implementação da educação em tempo integral. Seu objetivo é servir como inspiração para gestores, educadores e escolas, proporcionando informações que ajudem a melhorar as práticas educacionais. Os usuários do Mapa podem filtrar as experiências por diferentes critérios, como fases da educação, localização geográfica e temas específicos, incluindo diversidade, inclusão e práticas pedagógicas.
Durante a abertura do evento, Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral em Tempo Integral do MEC, destacou a importância do Mapa como uma ferramenta essencial para a formação de equipes gestoras e para a melhoria da educação em tempo integral nas escolas.
Ao todo, foram selecionadas 738 experiências de 25 estados brasileiros, incluindo 15 capitais e 714 municípios. A região Nordeste se destacou, com 319 redes escolhidas, o que representa 43,2% das experiências selecionadas. Em seguida estão o Sudeste, com 192 redes (26%); o Sul, com 119 redes (16,1%); o Norte, com 74 redes (10%); e o Centro-Oeste, com a menor quantidade, 35 redes (4,7%). As experiências foram escolhidas por meio de um edital e uma nova seleção está prevista para 2026.
O professor Levindo Diniz Carvalho, da UFMG, um dos coordenadores do projeto, comentou sobre o significado do tempo integral na educação, enfatizando que o objetivo vai além de aumentar a quantidade de horas em sala de aula. Ele ressaltou a importância de criar vínculos e conexões entre a escola e a comunidade para uma educação integral que considere diferentes dimensões do desenvolvimento humano.
O webinário também contou com a participação de representantes das redes municipais de educação de Poções, na Bahia, e de São João do Caiuá, no Paraná, além de profissionais da rede estadual do Amazonas, que compartilharam seus projetos selecionados.
O programa Escola em Tempo Integral visa incentivar a criação de matrículas em tempo integral nas diversas etapas da educação básica e é uma estratégia importante para cumprir a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que foi formulada com a contribuição da sociedade e aprovada pelo parlamento.



