O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Nesta edição, foram oferecidas um total de 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições de ensino em todo o Brasil.
Os candidatos que participaram da seleção podem acessar o resultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando suas contas no Gov.br. É fundamental que os alunos aprovados fiquem atentos aos prazos de matrícula, que terá início no dia 2 de fevereiro.
Para aqueles que não foram selecionados na chamada regular do Sisu, ainda existe a chance de participar da lista de espera. Os interessados devem se inscrever no Portal Único entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. A convocação dos candidatos que forem chamados pela lista de espera será anunciada no dia 11 de fevereiro.
Uma das novidades desta edição do Sisu é que os candidatos puderam usar as três melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente aos anos de 2023, 2024 e 2025. Assim, o sistema considera a pontuação mais alta que o candidato obteve. Por exemplo, se o participante teve um desempenho melhor no Enem de 2024, essa nota foi utilizada para a seleção de vagas.
Durante o período de inscrições, foi possível acompanhar a classificação temporária e as notas de corte dos cursos. No último dia para se inscrever, algumas notas de corte se mantiveram estáveis e, em certos casos, até diminuíram. Entre os cursos mais concorridos, houve queda nas notas de corte em seis áreas, sendo quatro delas na medicina, além de um curso de inteligência artificial e um de engenharia aeronáutica.
Além do Sisu, hoje também se encerram as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda em instituições privadas. Estão disponíveis um total de 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais.
Outro programa que permite utilizar a nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esse fundo possibilita que os estudantes financiem suas mensalidades em instituições privadas e comecem a pagar apenas após a conclusão do curso, com valores que variam conforme a renda do aluno. As inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2026 acontecerão entre os dias 3 e 6 de fevereiro.



