No primeiro trimestre de 2025, o Toyota Corolla Cross registrou 13.011 unidades emplacadas, um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento nas vendas é parcialmente atribuído à oferta de uma garantia de 10 anos e a atualizações recentes no modelo. A CNN testou a versão XRX Hybrid 2026, a única variante híbrida do SUV.
Nessa avaliação, foram percorridos quase 400 quilômetros em uma semana, destacando tanto os pontos positivos quanto as limitações do Corolla Cross Hybrid. O modelo mantém o conjunto motriz da linha anterior, gerando 122 cv de potência, com os seguintes torques: 14,5 kgfm para o motor a combustão e 16,6 kgfm para o motor elétrico. Durante o teste, o motor apresentou desempenho considerável, especialmente em subidas, onde se ouvia um esforço significativo para lidar com a carga.
Principais Mudanças no Corolla Cross 2026
Entre as novidades, o modelo agora conta com o Panoramic View Monitor, que proporciona visão 360º através de câmeras instaladas no retrovisor. Internamente, a nova central multimídia de 10 polegadas promete uma navegação mais intuitiva e melhor conectividade com dispositivos móveis.
Lançado em janeiro de 2025 por R$ 215.990, o Corolla Cross agora possui preço de tabela de R$ 219.890, em abril de 2025.
Curiosidades sobre o Corolla Cross XRX Hybrid 2026
- Panoramic View Monitor com câmeras 360º para facilitar manobras.
A linha 2026 do SUV está disponível nas versões XR, XRE, XRX, GR-Sport e XRX Hybrid, com preços variando de R$ 179.190 a R$ 219.980 na versão avaliada.
Durante o test drive, foram observadas médias de consumo entre 16 km/l e 23 km/l de etanol na cidade, porém a média geral não pôde ser calculada adequadamente, pois o veículo apenas exibe a média total do hodômetro. Essa limitação é vista como um ponto negativo, dificultando a avaliação dos dados consumidos em trechos específicos.
- Freio de Estacionamento Eletrônico e Auto Hold: recursos que oferecem conforto no uso diário, mantendo o veículo parado automaticamente em situações como semáforos.
A partir da versão XRE, o Corolla Cross inclui um carregador por indução para smartphone. Essa funcionalidade, embora prática, não possui ventilação adequada, o que pode levar ao superaquecimento do dispositivo durante a recarga. Isso é um ponto negativo, especialmente em comparação com concorrentes que oferecem sistemas de climatização para carregadores.
No console central, o botão EV Mode é considerado “fantasma”, pois não ativa o modo totalmente elétrico, mesmo quando as baterias estão em plena carga. No entanto, o modo elétrico é acionado automaticamente durante desacelerações e frenagens, contribuindo para a economia de combustível do híbrido, que não é um modelo plug-in.
Assim, o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2026 se destaca por suas atualizações tecnológicas e sua eficiência, mas ainda possui aspectos que podem ser aprimorados na experiência do motorista.