As ações do Banco do Brasil (BBAS3) apresentaram uma queda de 1,84%, fechando a R$ 20,32 durante a sessão desta quarta-feira, 15 de novembro de 2023. O desempenho negativo da instituição foi influenciado por indícios de que o banco público, juntamente com a Caixa, será convocado a apoiar a reestruturação financeira dos Correios.
No mesmo contexto, outras instituições financeiras mostraram resultados positivos. O Bradesco viu suas ações BBDC3 e BBDC4 subirem 1,30% e 1,17%, respectivamente, enquanto o Santander (SANB11) registrou alta de 1,75%. Por outro lado, o Itaú (ITUB4) permaneceu estável ao longo do dia.
Os Correios anunciaram, também na quarta-feira, uma operação de crédito no montante de R$ 20 bilhões, destinada a atender suas necessidades financeiras para 2025 e 2026. Segundo comunicado da estatal, essa iniciativa é parte de um plano mais amplo de reestruturação, que contempla três principais diretrizes:
- Corte nas despesas operacionais e administrativas;
- Diversificação de fontes de receita, visando recuperar a capacidade de geração de caixa;
- Recuperação da liquidez financeira da empresa.
A nota emitida pelos Correios informou que a operação de crédito integra um consórcio de bancos, conforme o modelo proposto para a reestruturação.
Esta movimentação no setor financeiro e as ações dos Correios refletem a busca por soluções eficazes em um cenário de desafios econômicos. (com informações da Reuters e Estadão Conteúdo)