Nesta semana, mulheres de mais de cem países se reúnem em Bangkok, na Tailândia, para a 74ª edição do concurso Miss Universo. O evento, que é um dos mais famosos do mundo, promete revelar quem será a nova detentora da coroa. O anúncio da vencedora será feito no dia 21 de novembro, às 8h na hora local da Tailândia, o que corresponde a 22h do dia 20 de novembro no Brasil.
Na última edição do concurso, a dinamarquesa Victoria Kjaer Theilvig foi coroada. Ela não era considerada uma das concorrentes mais fortes inicialmente, mas surpreendeu ao levar o título. A brasileira Luana Cavalcante, naquela ocasião, foi apontada como uma forte candidata devido ao seu carisma e estilo, mas não conseguiu conquistar o prêmio.
Para essa edição de 2025, os especialistas em concursos de beleza, conhecidos como missólogos, já começam a fazer suas previsões sobre as candidatas mais prováveis de ganharem a competição. Entre as favoritas estão representações de países como Guadalupe, Tailândia e Turks e Caicos, além da brasileira Maria Gabriela Lacerda, que é destaque em várias análises. Na plataforma Pageants Brasil, ela é apontada como a principal favorita, com a Miss Guadalupe em segundo lugar e a Miss Chile em terceiro.
Além das favoritas do momento, também há que considerar candidatas de países que historicamente têm se destacado no concurso. Os Estados Unidos, por exemplo, são os maiores vencedores do Miss Universo, com nove coroas. A Venezuela segue logo atrás, com sete vitórias, enquanto Porto Rico já foi coroado cinco vezes. O Brasil, por sua vez, conquistou o título em duas ocasiões: em 1963, com Ieda Maria Vargas, e em 1968, com Martha Vasconcelos.
O concurso Miss Universo não apenas celebra a beleza, mas também promove a diversidade cultural e a empoderamento feminino em todo o mundo. A ansiedade e expectativas estão altas para a revelação da nova Miss Universo no final deste mês.



