A inovação no setor de varejo está avançando rapidamente. Um novo conceito chamado comércio agente, onde a inteligência artificial realiza tarefas em nome das pessoas, está se tornando uma realidade. No ano passado, foram introduzidas ferramentas para facilitar a experiência de compra e implementar pagamentos de forma segura e prática por meio do protocolo conhecido como Agent Payments Protocol (AP2). A visão para o futuro do comércio agente é de um ambiente aberto e colaborativo, que beneficie todos os envolvidos. Para isso, estão sendo feitas parcerias com grandes varejistas e plataformas, e hoje serão anunciadas novidades significativas nesse caminho.
Uma das principais inovações é o lançamento do Universal Commerce Protocol (UCP), um novo padrão aberto para o comércio agente que abrange toda a jornada de compras, desde a descoberta de produtos até o suporte pós-compra. O UCP cria uma linguagem comum que permite que agentes e sistemas se comuniquem de forma integrada entre os consumidores, empresas e fornecedores de pagamento. Isso significa que, ao invés de precisar de conexões específicas para cada agente individual, o UCP facilita a interação entre todos os agentes de maneira simples e eficiente. Esse novo protocolo foi desenvolvido para operar em diferentes setores e é compatível com protocolos já existentes, como o Agent2Agent (A2A), Agent Payments Protocol (AP2) e Model Context Protocol (MCP).
O UCP foi co-desenvolvido por líderes do setor, incluindo empresas como Shopify, Etsy, Wayfair, Target e Walmart, e ganhou a aprovação de mais de 20 outras organizações no ecossistema, como Adyen, American Express, Best Buy, Flipkart, Macy’s Inc., Mastercard, Stripe, The Home Depot, Visa e Zalando. Essas colaborações reforçam o compromisso de criar um futuro mais eficiente e acessível para o comércio.



