O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu quatro suspensões cautelares que proíbem novas averbações de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. As instituições afetadas são o Banco Inter, o Paraná Banco, a Facta Financeira e a Cobuccio Sociedade de Crédito Direto.
As decisões, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), foram motivadas pelo descumprimento dos Acordos de Cooperação Técnica estabelecidos com o INSS. O instituto ressaltou que tais medidas são essenciais para “cessar as irregularidades e assegurar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
Em resposta, o Banco Inter expressou surpresa com a suspensão e informou que está em contato com o INSS para compreender os motivos da decisão. O banco destacou seu compromisso com a transparência e a consideração de seus clientes, especialmente aposentados e pensionistas.
Na semana anterior, o INSS já havia determinado a suspensão da concessão de empréstimos consignados pelo Banco Master, uma decisão que foi tomada em virtude de um “volume expressivo” de reclamações recebidas.