A Multiplan anunciou, nesta quinta-feira, um lucro líquido de R$ 234 milhões no primeiro trimestre de 2023, representando uma queda de 12,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados fazem parte do balanço financeiro da operadora de shopping centers.
As vendas nas mesmas lojas da companhia registraram um crescimento de 6,2% no primeiro trimestre em relação a 2024. A taxa de ocupação média dos shoppings da Multiplan alcançou 96,3%, em comparação aos 95,7% no mesmo período do ano anterior.
Entre os shoppings, o maior aumento na taxa de ocupação foi observado no Shopping Anália Franco (SP), no New York City Center (RJ) e no ParkShopping (DF). O turnover, que representa a troca de lojas, atingiu 0,8% da área bruta locável (ABL), com a adição de 88 novas lojas — o menor índice para um primeiro trimestre desde 2018. O presidente da Multiplan, Eduardo Kaminitz Peres, destacou que essa redução no turnover, aliada ao aumento da ocupação, indica uma estabilidade nas operações da empresa e uma demanda contínua por espaços comerciais. Ele também mencionou um aumento no interesse tanto de marcas nacionais quanto internacionais.
Em termos financeiros, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Multiplan foi de R$ 400,6 milhões no trimestre, um crescimento de 2,5% em comparação ao ano passado, superando levemente a expectativa média dos analistas, que era de R$ 398,3 milhões. A margem Ebitda subiu de 74,6% para 76,2%.
A receita líquida da Multiplan permaneceu praticamente estável, com um crescimento de 0,4% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 525,7 milhões. Embora tenha havido um aumento no faturamento com locação de 5,3% e serviços de 14,5%, a linha de “outras receitas” viu uma queda acentuada de 89,1%. O fluxo de caixa operacional (FFO) apresentou uma redução de 15,3%, totalizando R$ 277,5 milhões.
As vendas dos lojistas da Multiplan aumentaram em 7,9% no período de janeiro a março de 2024, alcançando R$ 5,5 bilhões. Esse desempenho foi impulsionado por melhorias oriundas de revitalizações, gestão ativa, mudanças no mix de lojas e eventos realizados nos shoppings.
A companhia informou que, embora a revitalização de shoppings continue, os níveis de investimento previstos para 2025 serão menores, já que vários projetos estão próximos de sua conclusão. Até o final de março, a Multiplan geria 20 shopping centers, com uma participação média de 80,7%, além de deter uma participação média de 92,1% em dois complexos corporativos.