O príncipe William anunciou a intenção de promover mudanças na monarquia britânica quando assumir o trono. A declaração foi feita durante uma entrevista ao ator e comediante canadense Eugene Levy, no Castelo de Windsor, para o programa The Reluctant Traveller, da Apple TV+. Esta é a primeira vez que o príncipe de Gales se mostra tão aberto sobre suas perspectivas, segundo informações da rede britânica BBC.
William afirmou que a mudança está em sua agenda: “Acho que posso dizer com segurança que a mudança está na minha agenda. Mudanças para melhor e eu abraço isso, eu gosto dessa mudança. Não tenho medo disso; é isso que me empolga, a ideia de poder trazer alguma mudança. Não mudanças excessivamente radicais, mas mudanças que eu acho que precisam acontecer”, declarou.
Embora tenha ressaltado a importância da tradição, William também destacou a necessidade de questionar o propósito dela nos dias atuais. “Há momentos em que você olha para a tradição e se pergunta: ela ainda serve para o propósito hoje? Ainda é a coisa certa a fazer? Ainda estamos fazendo e causando o maior impacto possível?”, questionou.
O príncipe também falou sobre sua família e destacou como seus filhos estão lidando com a saúde de Kate Middleton, a princesa de Gales, que passou por quimioterapia no ano passado devido a um diagnóstico de câncer. “Tentamos garantir que lhes damos a segurança e a proteção de que precisam”, disse. William completou que sua família é “muito aberta” sobre os problemas, mas que não se pode prever os efeitos que isso pode causar.
Ao mencionar o intenso escrutínio que enfrentou durante sua infância, William fez referência ao irmão, príncipe Harry, mas não detalhou a situação atual da relação entre eles. O príncipe expressou como questões familiares e a saúde de seus parentes, incluindo seu pai, o rei Charles III, que também enfrentou tratamento para câncer, o afetam significativamente. “Coisas relacionadas à família me sobrecarregam bastante”, explicou.
Na entrevista, o herdeiro do trono foi visto utilizando uma scooter elétrica para se locomover pelos jardins do castelo. Os dois também visitaram um pub nas proximidades e discutiram assuntos mais leves, como o apoio de William ao time de futebol Aston Villa. Além disso, ele revelou ser fã da série de filmes American Pie, onde Eugene Levy interpreta Noah Levinstein.
Levy comentou sobre a experiência, expressando surpresa com a sinceridade de William durante a conversa. “Para mim, foi apenas uma conversa. Eu não estava pensando nisso como um furo de reportagem. Ele estava me contando o que pensava e pudemos conversar um pouco. Foi um dia totalmente surreal para mim”, afirmou o ator à BBC.