Os indicadores fiscais, de trabalho e a inflação são temas centrais para os investidores nesta quarta-feira, 30 de abril, com dados relevantes a serem divulgados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. No início do dia, o governo brasileiro apresenta o resultado primário de março, enquanto o IBGE revela a taxa de desemprego do mesmo período. Além disso, os números referentes a juros e spread bancário também serão divulgados. À tarde, está previsto o anúncio da dívida pública, do fluxo cambial semanal e do Caged, que avalia a criação de empregos formais.
Antes da abertura dos mercados, o Santander Brasil (SANB11) e a WEG (WEGE3) divulgam seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2025.
Nos Estados Unidos, as atenções se voltam para o relatório de emprego privado (ADP) de abril, que serve como uma prévia do payroll. Em seguida, será divulgada a primeira leitura do PIB do primeiro trimestre. O índice de preços de gastos com consumo (PCE), uma das principais métricas de inflação observadas pelo Federal Reserve, será publicado às 11h, junto aos dados de moradias pendentes. Além disso, a AIE divulgara os estoques semanais de petróleo às 11h30.
Agenda do Presidente Lula
A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto começa às 09h00, com uma reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o Secretário de Imprensa, Laércio Portela. Às 11h00, Lula se encontra com a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para discutir eficiência e inovação nos serviços públicos.
À tarde, o presidente reúne-se com o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza, às 14h40, seguido de um encontro às 15h00 com a Ministra da Casa Civil substituta, Miriam Belchior. Às 15h30, Lula se encontrará com o Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Marcola, finalizando sua agenda com uma reunião às 16h30 com o Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência, Embaixador Celso Amorim.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá um encontro às 9h30 com Gilles Roth, Ministro das Finanças do Grão-Ducado de Luxemburgo. Já o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participará do LIFT Day 2025, evento realizado em Brasília, das 09h15 às 09h30, aberto à imprensa.
Na parte da tarde, das 13h30 às 14h30, Galípolo se reunirá com parlamentares, incluindo a Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e a Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), além de deputados distritais.
Dados Econômicos no Brasil
- 08h30: Resultado primário (março)
- 09h: Juros/spread (março)
- 09h: Taxa de desemprego (março)
- 14h30: Dívida pública (março)
- 14h30: Fluxo cambial (semanal)
- 14h30: Caged (março)
Dados Econômicos nos EUA
- 09h15: Emprego privado (ADP) (abril)
- 09h30: PIB (1º tri)
- 11h: Índice PCE (março)
- 11h: Moradias pendentes (março)
- 11h30: Estoques de petróleo (AIE) (semanal)
Zona do Euro
06h: PIB (1º tri)
Desempenho Econômico e Comércio Internacional
O novo governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, começou seu mandato enfrentando o pior desempenho do mercado americano desde 1974, com uma queda de 7,6% no S&P 500 e um déficit comercial de US$ 162 bilhões em março. O número recorde durante os primeiros 100 dias gerou preocupações sobre a inflação e a instabilidade das políticas econômicas.
Em contrapartida, uma pesquisa do Itaú BBA revelou um aumento do otimismo entre investidores em relação aos ativos brasileiros, com o Ibovespa acumulando alta de 12% em 2025, já ultrapassando os 135 mil pontos.
Enquanto isso, a Marcopolo (POMO4) reportou lucro líquido de R$ 243,1 milhões no primeiro trimestre, uma redução de 23,3% em comparação ao ano anterior, o que destaca os desafios enfrentados pelo setor.
Em relação às fraudes no INSS, as reclamações dispararam em 2023, alcançando 220 mil queixas, refletindo um aumento de 1.190% desde 2020. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que responsabilizará os culpados, enquanto medidas estão sendo adotadas para investigar e cancelar descontos suspeitos em aposentadorias.
A situação na política também continua tensa, com a senadora Damares Alves pedindo o impeachment do ministro Carlos Lupi, em meio a um clima de crescente descontentamento entre os parlamentares e protestos da população.
Os dados e eventos diários demonstram um cenário econômico complexo, que exige atenção e cautela tanto das autoridades quanto dos investidores.