No último domingo, 20 de outubro de 2023, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve na China, onde se encontrou com executivos da Huawei. O objetivo da reunião foi discutir a implementação de tecnologias para armazenamento de energia, com ênfase na utilização de baterias no setor energético brasileiro.
Entre os participantes estavam Hou Jinlong, diretor-presidente da Digital Power, e B.A. Li Yangming, responsável pelo setor de Petróleo e Gás da Huawei Enterprise BG. Durante o encontro, foram apresentados não apenas sistemas de armazenamento de energia por baterias, mas também carregadores ultrarrápidos para veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos inteligentes.
Em comunicado, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que soluções tecnológicas avançadas, incluindo sistemas de armazenamento de energia por baterias, foram debatidas. Silveira enfatizou que o ministério busca fomentar parcerias que modernizem o sistema elétrico brasileiro, priorizando a sustentabilidade e a eficiência, com destaque para a importância das baterias na estabilidade da matriz elétrica nacional.
De acordo com o MME, ainda neste ano está programado o primeiro leilão de baterias no Brasil. Essa iniciativa tem como intuito promover a adoção em larga escala de sistemas de armazenamento, proporcionando maior flexibilidade e segurança ao sistema elétrico, especialmente em períodos de alta demanda ou instabilidade climática.
A visita à China também está alinhada com a preparação para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, marcada para maio de 2024. O foco é identificar tecnologias inovadoras que possam ser aplicadas no Brasil, acelerando assim a transição energética no país.