O Aeroporto de Edimburgo, que é o sexto mais movimentado do Reino Unido, suspendeu todos os seus voos na manhã desta sexta-feira devido a um problema técnico em seu sistema de controle aéreo. As autoridades do aeroporto pediram aos passageiros que buscassem informações diretamente com suas companhias aéreas enquanto tentavam resolver a situação.
Por volta das 11 horas (meio-dia no horário de Brasília), o serviço foi restabelecido, mas a interrupção inicial gerou uma série de atrasos e algumas cancelamentos de voos, especialmente para destinos como Londres, Bristol, Amsterdã e Frankfurt. Antes do restabelecimento, cerca de 27 voos programados para decolar e 11 para aterrissar já haviam sido afetados pelo incidente.
O problema foi causado por uma falha no sistema do fornecedor de controle de tráfego aéreo do aeroporto, a ANSL. É importante destacar que a situação não afetou a NATS, que é a entidade responsável pelo controle de tráfego aéreo em todo o Reino Unido, evitando assim uma crise de maior proporção no país.
No último ano, aproximadamente 17 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto de Edimburgo, que abriga cerca de 40 companhias aéreas. O aeroporto de Edimburgo é uma importante porta de entrada para turistas, sendo um dos principais destinos do Reino Unido, logo após Londres.


