O BYD Song Pro foi lançado no Brasil em 2024 com o objetivo de competir diretamente com o Toyota Corolla Cross. Desde o início, seu foco estava voltado para o desempenho e autonomia elétrica, embora apresentasse uma limitação importante: a falta de sistemas de assistência à condução, conhecidos como ADAS. Com a linha 2026, essa situação mudou, e o modelo se apresenta agora com novos recursos.
Atualmente, o Song Pro está disponível em duas versões, a GL, que custa R$ 189.990, e a GS, por R$ 199.990. Esses valores são praticamente os mesmos do lançamento em julho de 2024, com um pequeno incremento de R$ 190, já que a BYD trocou a terminação “800” por “990” nos preços. Em comparação, o Corolla Cross XRX Hybrid está disponível por R$ 219.890, o que representa uma diferença significativa.
O design do Song Pro permaneceu inalterado. Seu conjunto inclui faróis full LED automáticos e uma grade que aparenta ter diferentes camadas. As lanternas traseiras se estendem pela parte de trás do veículo, e ele apresenta um acabamento prateado nas laterais. As rodas de 18 polegadas e pneus 225/60 continuam os mesmos. A única novidade estética é a opção de cor preta, que se junta às opções de azul, cinza e branco, proporcionando um toque mais sofisticado ao modelo.
No interior, o Song Pro 2026 também não sofreu mudanças significativas. Os revestimentos são claros, e embora o design possa ser interessante, a escolha de detalhes em laranja pode não agradar a todos, pois algumas famílias preferem cores mais escuras que ajudam a disfarçar sujeiras. Contudo, o acabamento interno é um dos pontos fortes do SUV, destacando-se pela variedade de texturas e materiais de qualidade. O painel é composto por revestimentos sintéticos em diferentes estampas, e a qualidade da montagem é considerada boa.
O painel de instrumentos, que conta com 8,8 polegadas, oferece boa quantidade de informações e tem dois layouts disponíveis. A central multimídia exibe uma tela de 12,8 polegadas, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, embora tenha uma interface que pode solicitar um período de adaptação. Entre os itens de série, o modelo inclui seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, monitoramento de pressão dos pneus, carregador de celular por indução e câmera 360°, entre outros recursos.
Um dos grandes avanços do modelo 2026 é a inclusão dos sistemas de assistência à condução ADAS, que estão disponíveis na versão GS. Este pacote oferece recursos como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos e assistência de permanência em faixa.
O espaço interno do Song Pro é amplo, proporcionando conforto aos passageiros, especialmente aqueles que viajam no banco de trás, onde há bom espaço para pernas e cabeça. As saídas de ar-condicionado e portas USB são um adicional confortável, e o porta-malas tem capacidade de 520 litros, com abertura e fechamento elétricos.
Do ponto de vista mecânico, o Song Pro 2026 mantém sua configuração anterior, com um motor a gasolina de 1.5 litros, produzindo 98 cv e 12,5 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico que entrega 197 cv e 30,6 kgfm. A versão GL gera 223 cv de potência total, enquanto a GS atinge 235 cv, devido a uma bateria maior de 18,3 kWh, que oferece autonomia de até 62 km em modo elétrico. Já a versão GL conta com uma bateria de 12,9 kWh, com autonomia de 39 km.
Ambas as versões possuem uma função que permite que o carro atue como uma estação de energia (V2L) e a potência máxima de recarga é de 6,6 kWh. Em testes, a versão GS acelerou de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, apresentando um desempenho considerado bom para o dia a dia, com médias de consumo de 15,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.
O comportamento do carro é considerado bom, com uma suspensão que proporciona conforto e estabilidade, tanto nas irregularidades do asfalto urbano quanto em estradas.
De modo geral, o BYD Song Pro se apresenta como um SUV espaçoso, confortável e bem equipado, agora reforçado com sistemas de assistência na condução que podem aumentar a segurança. A marca aparenta ter ajustado suas ofertas com base nas necessidades do mercado brasileiro, preparando o modelo para uma renovação futura e a inclusão de uma versão com motorização flex.



