O Rio Grande do Sul se prepara para a chegada de um novo ciclone que pode trazer chuvas intensas e rajadas de vento superiores a 100 km/h a partir desta terça-feira. Um centro de baixa pressão, que possui características semelhantes a ciclones tropicais observados no Atlântico Norte e ciclones extratropicais no sul do continente, está avançando para a região. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia, alertou para a possibilidade de dias de alto risco meteorológico entre segunda e quinta-feira, quando o ciclone deve começar a se afastar.
Antes da instabilidade que se aproxima, o estado viveu um domingo com altas temperaturas. Uma massa de ar quente que atua na parte central do continente provocou máximas acima dos 40ºC em alguns estados, incluindo Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai e partes do Uruguai. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram entre 37ºC e 38ºC, as temperaturas mais altas desde o último verão. Muitas pessoas buscaram aproveitar o dia ensolarado. Enquanto alguns faziam corridas à beira do Guaíba, outros procuravam abrigo na sombra das árvores do Parque Farroupilha, utilizando cangas e bebendo muita água. O parque, no entanto, estava em condições ruins, com falta de manutenção visível.
A fotógrafa Mari Schmitt e o vendedor Alessandro Borges chegaram cedo ao Parque Farroupilha e logo encontraram um lugar sob a sombra. Eles mencionaram que costumam ir ao parque por causa da feira que ocorre no local e que preferem as manhãs, quando o clima é mais ameno. Outro frequentador, Diego Castanha, decidiu correr ao meio-dia, se protegendo com protetor solar e mantendo-se hidratado. Ele comentou que, apesar do calor intenso, adora o sol e tenta aproveitar ao máximo, já que o inverno na região é bem rigoroso.
A técnica de enfermagem Jéssica Freitas, de 24 anos, também decidiu caminhar cedo. Ela comentou que, mesmo considerando as altas temperaturas, sentiu a necessidade de sair de casa. Jéssica expressou preocupação com o retorno, prevendo que as temperaturas estariam ainda mais altas durante a tarde.
No interior do estado, o calor era um pouco menos intenso do que no dia anterior, mas ainda assim muito quente. As temperaturas máximas ficaram entre 35ºC e 40ºC nas regiões Oeste, Noroeste e Centro do estado, com possibilidade de records acima dos 40ºC em alguns lugares.
A expectativa para o início da semana é de que um intenso ciclone se forme entre terça e quarta-feira, gerando um cenário de grande perigo, com risco de tempestades severas e ventos fortes. Uma área de baixa pressão que se origina no Pacífico está se movendo em direção à costa central do Chile e deve cruzar os Andes, entrando na Argentina. Essa baixa pressão, junto com outra que virá do Paraguai, pode causar um ciclone entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, trazendo forte instabilidade.
As previsões indicam que as chuvas poderão ser excessivas, acompanhadas de vendavais potentes com rajadas de vento acima de 100 km/h. É esperado que temporais isolados resultem em volumes de chuva significativos em pouco tempo, aumentando o risco de enxurradas e inundações repentinas. Modelos meteorológicos apontam que algumas áreas podem acumular entre 100 mm e 200 mm de chuva rapidamente.



