A sociedade classificadora japonesa ClassNK concedeu a aprovação preliminar (AiP) para o grupo britânico SRC Group, que desenvolveu uma solução chamada Methanol Superstorage. Esse projeto envolve um design de tanque que utiliza a tecnologia do Sistema de Placas de Sanduíche (SPS), projetado para aumentar a capacidade de armazenamento de metanol e etanol a bordo de navios.
Essa aprovação confirma que o projeto Methanol Superstorage é viável para uso conforme as normas estabelecidas pela ClassNK, que incluem diretrizes específicas para embarcações que usam combustíveis alternativos, como o metanol e o etanol. Essa tecnologia SPS consiste em um núcleo elástico sólido de 25 milímetros, que é entre duas placas de aço. Com essa estrutura, os tanques conseguem oferecer 85% mais capacidade de armazenamento em comparação com os tanques convencionais.
Ryohei Sakai, gerente do departamento de soluções técnicas da ClassNK, destacou que o interesse na capacidade de armazenamento de combustíveis tem crescido à medida que mais embarcações prontas para operar com metanol entram em funcionamento. Ele explicou que, devido à baixa densidade de energia volumétrica do metanol em comparação com o óleo lubricante pesado (HFO), um tanque de metanol precisar ter mais do que o dobro do volume de um tanque convencional para gerar a mesma quantidade de energia. Isso impacta no design e na autonomia dos navios, fazendo com que a proposta da SRC seja uma solução para esse desafio.
Além da ClassNK, a Autoridade Marítima do Panamá também concedeu a mesma aprovação para a solução de armazenamento de metanol, considerando que os navios movidos a metanol seguem um processo de design alternativo em que a aprovação final depende do estado de bandeira.
Alex Vainokivi, gerente de inovação do SRC Group, comentou que receber a aprovação de princípios tanto da ClassNK quanto da Autoridade Marítima do Panamá é um avanço significativo para a empresa na busca pelo reconhecimento da solução no setor. O tanque Methanol Superstorage oferece quase o dobro do volume de armazenamento de um tanque tradicional, enquanto a tecnologia SPS proporciona uma proteção tripla contra incêndios, vazamentos e impactos. Além disso, ele pode ser adaptado a embarcações existentes com pouco impacto na configuração geral do navio.
Vale mencionar que a solução de armazenamento de metanol já recebeu aprovação de outras autoridades, como a sociedade classificadora italiana RINA e a britânica Lloyd’s Register (LR).