O diretor atlético da Universidade de Notre Dame, Pete Bevacqua, criticou a Conferência Atlética da Costa Atlântica (ACC) após a seleção para os Playoffs do Campeonato Nacional de Futebol Americano, em que Notre Dame não foi incluida. Bevacqua afirmou que a relação entre a universidade e a conferência sofreu ” danos permanentes”.
Em uma entrevista, Bevacqua expressou respeito pelas equipes que foram selecionadas, como Miami e Alabama, mas demonstrou descontentamento com a forma como a ACC apoiou Miami em detrimento de Notre Dame no processo de seleção. Ele destacou que a atitude da conferência, que beneficia suas outras equipes, foi inesperada e prejudicial.
A ACC, que tem 17 instituições jogando futebol americano, respondeu por meio do seu comissário, Jim Phillips. Ele reiterou que a conferência se empenhou em apoiar todos os seus membros, incluindo Notre Dame, que, embora seja um membro independente no futebol americano, compete na ACC em outros esportes. Phillips destacou que em nenhum momento a conferência desmereceu a candidatura de Notre Dame aos playoffs, mas mostrou entusiasmo com a seleção de Miami.
Recentemente, a conta oficial da ACC nas redes sociais fez comparações entre Miami e Notre Dame, destacando que Miami ganhou na abertura da temporada por 27-24 e que ambas as equipes terminaram com o mesmo recorde de 10-2. Além disso, a ACC Network reexibiu o jogo entre as duas equipes várias vezes antes do final de semana de campeonato, mesmo que Miami não estivesse disputando a final da conferência.
A classificação de Miami para os playoffs foi como a décima colocada, e a equipe enfrentará Texas A&M na primeira fase. Por outro lado, Notre Dame anunciou que não participará de nenhum bowl e encerrará sua temporada, optando por não aceitar convite para o Pop-Tarts Bowl.
Desde 2014, Notre Dame mantém um acordo de agendamento com a ACC, competindo com pelo menos cinco adversários da conferência a cada ano. Bevacqua esclareceu que a equipe não gostou de ser constantemente comparada a Miami, sinalizando uma tensão crescente entre Notre Dame e a ACC. Ele indicou que a universidade está reconsiderando sua relação com a conferência, afirmando que a situação está “tensa” e chamou a atenção para a necessidade de uma análise cuidadosa.
Bevacqua também expressou confusão e frustração com o processo de seleção dos playoffs. Após um início de temporada difícil, em que a equipe perdeu duas partidas, Notre Dame conquistou 10 vitórias consecutivas, todas por 10 pontos ou mais. A desclassificação da equipe causou um forte impacto emocional entre jogadores e comissão técnica.
A equipe técnica, liderada pelo treinador Marcus Freeman, discutiu as opções para os jogadores, especialmente considerando que muitos podem optar por não participar de um bowl em função do draft da NFL. A decisão de não jogar em uma partida com um elenco alterado foi uma preocupação para os jogadores, que sentiram que isso prejudicaria a experiência de competição.
Bevacqua deverá conceder uma coletiva de imprensa na terça-feira para mais esclarecimentos sobre a situação atual.


