A Lufthansa está prestes a exercer uma opção para aumentar sua participação na companhia aérea Ita Airways em mais 49%. O prazo para essa movimentação é até junho de 2026. Joerg Eberhart, o CEO da Ita Airways, afirmou que há intenções claras de realizar essa ação, que ainda precisa ser aprovada pelo conselho do grupo alemão. Atualmente, a Lufthansa possui uma participação minoritária de 41% na Ita Airways. Para concretizar essa ampliação, a Ita Airways precisará pagar 325 milhões de euros ao Ministério da Economia e Finanças da Itália, garantindo também a manutenção de uma participação de 10%. Eberhart destacou que, após essa transação, a Ita Airways poderá se beneficiar da integração com a Lufthansa, o que incluirá acesso aos contratos da companhia com fornecedores, algo que atualmente não é possível.
Durante uma conferência de imprensa no TTG de Rimini, uma importante feira de turismo, Eberhart e o presidente Sandro Pappalardo compartilharam os resultados dos primeiros nove meses de operação da Ita Airways. No período, a companhia transportou 12,6 milhões de passageiros, número semelhante ao do ano anterior. Desses, 2 milhões correspondem a voos de longa distância. A taxa de ocupação média dos voos foi de 83,4%, um aumento de 2,5% em comparação ao ano passado. Os lucros obtidos com os passageiros alcançaram 2,17 bilhões de euros, refletindo um crescimento de 4% em relação a 2024. Eberhart afirmou que os resultados indicam que a Ita Airways tem conquistado a confiança dos clientes e que a companhia é uma parte fundamental do setor de turismo e da promoção do Made in Italy no exterior.
No entanto, a empresa enfrenta um desafio com a capacidade de sua frota. Durante o verão, um aumento nas tarifas médias ajudou, mas 20 dos 100 aviões da companhia estavam fora de operação devido a problemas nos motores. Esto que afetou especificamente os modelos A220, A320neo e A321neo. A Ita Airways está discutindo compensações com o fabricante dos motores e busca acordos, como por exemplo com a Air Dolomiti, para ajudar a aumentar o tráfego no aeroporto de Fiumicino.
Apesar das dificuldades, Eberhart acredita que o desempenho da temporada e o aumento de receita ajudarão a compensar a falta de capacidade operacional. Ele previu que, no final do ano, a empresa alcançará resultados próximos ao equilíbrio financeiro, em conformidade com o orçamento estabelecido.
Por fim, a Ita Airways planeja investir um bilhão de euros para ampliar sua frota. A meta é adicionar um novo avião por ano, começando em 2026, e até 2030 a companhia espera contar com cinco novos modelos, incluindo o A330 e o A350. Contudo, os atrasos na entrega por parte da Airbus podem impactar esses planos.