Em Basileia, na Suíça, o tenista espanhol Alejandro Davidovich Fokina teve um início promissor no ATP 500, conquistando sua primeira vitória no torneio. Fokina, que é o oitavo cabeça de chave, venceu o italiano Lorenzo Sonego em um jogo que durou 2 horas e 2 minutos, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/4.
Na próxima fase, Fokina enfrentará o norte-americano Jenson Brooksby, que ocupa a 55ª posição no ranking mundial. Brooksby garantiu sua vaga ao vencer o francês Alexandre Muller com um placar de 6/4 e 6/3. Vale lembrar que nos dois jogadores já se enfrentaram uma vez anteriormente, em 2021, e Brooksby saiu vencedor daquele confronto.
Outro destaque do dia foi o tcheco Jakub Mensik, que, aos 20 anos e atualmente na 19ª posição do ranking, também avançou no torneio. Mensik enfrentou o jovem suíço Henry Bernet, de apenas 18 anos e 481º no ranking, em uma partida emocionante que terminou com a vitória do tcheco por 7/6 (7-1), 6/7 (7-9) e 6/3, após 2 horas e 29 minutos de jogo.
Mensik pode se deparar com o brasileiro João Fonseca nas próximas etapas, desde que o carioca de 19 anos, que é o número 1 do Brasil, vença sua estreia contra o francês Giovanni Perricard, marcada para esta terça-feira, com início previsto para 10h30 no horário de Brasília.
Ainda nesta segunda-feira, o espanhol Jaume Munar garantiu uma vitória contra o suíço Remy Bertola, que havia passado pela fase de qualificatória, com os sets de 6/2 e 6/4. Munar poderá enfrentar o norte-americano Ben Shelton, que é o segundo cabeça de chave do torneio, ou o polonês Kamil Majchrzak, que também veio da fase de qualificatória.