A partir desta quinta-feira, os proprietários de veículos no estado do Rio de Janeiro podem emitir a guia para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. A documentação necessária, conhecida como Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), pode ser acessada no site oficial da Secretaria de Fazenda do estado.
Neste ano, aproximadamente 3,3 milhões de veículos estarão sujeitos ao pagamento do IPVA. Os prazos para o licenciamento anual dos veículos começam em maio, com datas específicas de vencimento para cada categoria de placa.
Para emitir a guia de pagamento do IPVA, o proprietário deve acessar o site da Secretaria de Fazenda e clicar na opção “Emissão DARJ IPVA”. Em seguida, é preciso inserir o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo. O pagamento pode ser feito através de Pix, de forma rápida e prática, ou por meio de código de barras nos bancos conveniados, como Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Ao optar por pagar via Pix, é importante verificar se o CNPJ do beneficiário é 42.498.675/0001-52 e o nome está correto, indicado como “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”. O governo recomenda que os contribuintes evitem acessar links de busca para não cair em fraudes, sugerindo que o endereço seja digitado diretamente no navegador.
O cronograma de pagamento do IPVA 2026 se inicia em 21 de janeiro, data em que os proprietários de veículos com placas de final 0 devem quitar o imposto, podendo escolher entre pagar a cota única com 3% de desconto ou parcelar o valor em três prestações mensais sem desconto.
O calendário de pagamento é organizado por final de placa, com as seguintes datas:
– Placas final 0: 21 de janeiro / 20 de fevereiro / 23 de março
– Placas final 1: 22 de janeiro / 23 de fevereiro / 26 de março
– Placas final 2: 23 de janeiro / 24 de fevereiro / 27 de março
– Placas final 3: 26 de janeiro / 25 de fevereiro / 30 de março
– Placas final 4: 27 de janeiro / 26 de fevereiro / 31 de março
– Placas final 5: 28 de janeiro / 27 de fevereiro / 1º de abril
– Placas final 6: 29 de janeiro / 2 de março / 6 de abril
– Placas final 7: 30 de janeiro / 3 de março / 7 de abril
– Placas final 8: 2 de fevereiro / 4 de março / 8 de abril
– Placas final 9: 3 de fevereiro / 6 de março / 9 de abril
O governo também informou que, em média, o reajuste do IPVA em 2026 foi de 1,01%, com uma variação menor de 0,5% para automóveis. Além disso, não houve aumento nas alíquotas em comparação ao ano anterior.
Os proprietários têm a opção de quitar o IPVA à vista com o desconto ou em três parcelas iguais. O imposto é calculado com base em diferentes alíquotas, dependendo do tipo de combustível utilizado pelos veículos. Por exemplo, para automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV), a alíquota é de 1,5%, enquanto veículos elétricos pagam apenas 0,5%.
O calendário para o licenciamento anual de veículos também foi divulgado, com prazos distintos a serem respeitados, que dependerão do final da placa do veículo. A regularização do licenciamento só pode ser feita após o pagamento integral do IPVA e de eventuais multas. O documento digital de licenciamento poderá ser acessado após o pagamento da taxa, que é de R$ 293,71.
Assim, o funcionamento para a obtenção tanto do IPVA quanto do licenciamento 2026 pode ser feito pela internet, garantindo maior comodidade ao cidadão. Para isso, é necessário criar um cadastro no portal do governo e seguir os passos indicados para cada situação.



