Estão abertas as inscrições para o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). A iniciativa busca professores universitários interessados em participar da elaboração de questões para as avaliações da formação médica, como o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
O Edital n.º 167/2025, que regula este processo de seleção, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de outubro. Os profissionais interessados têm até o dia 31 de outubro para se inscrever, utilizando o Sistema BNI.
Para participar, o candidato deve ter um diploma de graduação em medicina de uma instituição de ensino superior reconhecida. Também é necessário possuir um título de especialização, seja stricto sensu ou lato sensu, em uma das seguintes áreas: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental. Além disso, o candidato deve estar atuando como docente em um curso de medicina e deve comprovar isso por meio de uma declaração assinada pelo coordenador do curso ou por um representante legal da instituição.
O cronograma do processo seletivo é o seguinte:
– Inscrições: 13 a 31 de outubro
– Resultado da análise da documentação da inscrição: 3 a 11 de novembro
– Prazo para recurso da documentação: 12 a 13 de novembro
– Resultado dos recursos: 13 de novembro
– Convocação para capacitação: 14 de novembro
– Capacitação de elaboradores de itens: 14 a 24 de novembro
– 1ª Oficina de Elaboração de Itens: 26 de novembro a 31 de dezembro
– Análise dos itens produzidos na oficina: até 31 de março de 2026
Os interessados podem acessar o Sistema BNI para se inscrever e conferir mais informações sobre a seleção. Além disso, estão disponíveis anexos com declaração de exercício de atividade docente, termos de compromisso e sigilo, e formulários de autodeclaração para candidatos de diferentes grupos étnicos e para pessoas com deficiência.