Durante uma visita à área do Pacífico no mês passado, o presidente da organização de Jovens, Timothy L. Farnes, teve a oportunidade de presenciar experiências marcantes nas conferências “For the Strength of Youth” (FSY), direcionadas a jovens.
Milhares de jovens enfrentaram uma jornada de 24 horas de barco, um trajeto difícil em um barco sem conforto, para chegar à conferência que ocorreu em Tonga. Muitos deles estavam doentes e longe de casa pela primeira vez. Segundo o presidente Farnes, mesmo com esses desafios, os jovens tiveram experiências extraordinárias, compartilhando com ele o que aprenderam sobre seguir os ensinamentos de Jesus. A trajetória até o evento representou um sacrifício para eles, algo que faz parte do aprendizado e da vivência dessa experiência.
Em um podcast, o presidente Farnes e a presidente das Jovens Mulheres, Emily Belle Freeman, falaram sobre as bênçãos e as transformações que os jovens podem vivenciar ao participar das conferências FSY. O evento, que dura cinco dias e é voltado para jovens a partir de 14 anos, inclui cultos, aulas e atividades que visam fortalecer a fé em Jesus Cristo e auxiliar os jovens a aplicar os ensinamentos do evangelho em suas vidas cotidianas.
As conferências começam na segunda-feira e permitem que os jovens aprendam, se abram e compartilhem experiências até a quinta-feira, dia que a presidente Freeman descreveu como o dia de “mudanças significativas”. É nesse momento que os participantes normalmente compreendem melhor quem são e o que está por vir em suas vidas.
Durante a semana, os jovens estão altamente engajados com as escrituras e se dedicam à oração, como nunca haviam feito antes, conforme mencionou o presidente Farnes. Essa imersão no evangelho proporciona um impulso na vida espiritual dos jovens. Por isso, a presidente Freeman incentivou pais e familiares a se empenharem para que seus filhos possam participar das conferências este ano, destacando a importância da experiência transformadora vivida na quinta-feira da conferência.
As conferências FSY deste ano serão hospedadas sob o tema “Walk with me” (Caminhe comigo), inspirado em passagens bíblicas. As reuniões têm como objetivo reforçar a ideia de que mesmo os jovens que sentem que têm pouco a oferecer podem fazer uma grande diferença, assim como a passagem em que um garoto trouxe pães e peixes para Jesus, que conseguiu alimentar uma multidão.
Os jovens que enfrentaram o sacrifício para chegar até a conferência em Tonga receberam bênçãos significativas, com uma sensação de abundância espiritual e renovação de sua determinação em seguir Jesus. O sentimento de coletividade foi enfatizado por Freeman, que ressaltou a importância de os jovens se reunirem, não apenas em Tonga, mas em todo o mundo, criando laços e um senso de propósito maior.
Anualmente, milhares de jovens participam das conferências FSY. Nos países da América do Sul, os eventos ocorrem durante o verão, em janeiro e fevereiro. Nos Estados Unidos e no Canadá, as inscrições começam no outono de cada ano, permitindo que os interessados se inscrevam para as conferências do ano seguinte.
Por fim, as conferências FSY proporcionam uma oportunidade única para os jovens se conectarem, não só com sua própria fé, mas também uns com os outros, fortalecendo a comunidade de jovens em todo o mundo.



