Nos Estados Unidos, o número de veículos roubados caiu em 2024 pela primeira vez em quatro anos. A quantidade de carros roubados foi de 850.708, uma redução de 17% em relação ao ano anterior, segundo a National Insurance Crime Bureau (NICB). Este é o primeiro registro abaixo de um milhão de veículos roubados desde 2021.
Apesar de muitos furtos de veículos parecerem oportunistas, muitos são, na verdade, direcionados. Modelos específicos de carros possuem vulnerabilidades de segurança que os tornam alvos fáceis para os ladrões. A NICB elaborou uma lista dos 10 carros mais roubados do país em 2024 e a razão pela qual eles são tão visados.
O veículo mais roubado foi o Hyundai Elantra, com 31.712 unidades furtadas. Os modelos da linha de 2011 a 2021 são os mais visados, pois não possuem um dispositivo chamado imobilizador de motor. Esse equipamento impede que um carro seja ligado sem a chave ou o controle correto. Sem essa tecnologia, ladrões podem fazer o carro funcionar com o uso de ferramentas simples. Para corrigir essa falha, a Hyundai lançou uma atualização de software para os proprietários dos modelos afetados.
O Hyundai Sonata ocupou o segundo lugar na lista, com 26.720 veículos roubados. Assim como o Elantra, o Sonata também foi alvo devido à ausência do imobilizador de motor.
Em terceiro lugar, está o Chevrolet Silverado, que foi roubado 21.666 vezes. Essa picape teve suas chaves de ignição em alguns modelos comprometidas, permitindo que ladrões a acessassem rapidamente. Uma ação judicial foi movida contra a General Motors, alegando que a empresa não implementou proteções adequadas contra roubo em sua tecnologia de ignição sem chave.
O Honda Accord é o quarto carro mais roubado, com 8.539 casos registrados. Ele continua sendo atraente para ladrões devido à alta demanda por suas peças, especialmente porque ele é um carro muito popular. O Kia Optima, na sequência, teve 17.493 unidades furtadas, com problemas de segurança semelhantes aos modelos Hyundai.
O Honda Civic é outro veículo bastante visado, com 15.727 relatos de roubo. Sua popularidade também resulta em alta demanda por suas peças no mercado.
Outros veículos que aparecem na lista dos mais roubados incluem o Kia Soul, que teve 13.562 furtos, seguido pelo Ford F-150, com 12.952. O Toyota Camry foi roubado 12.296 vezes, especialmente devido à procura por peças, como pneus. Por fim, o Dodge Charger, com 11.452 unidades roubadas, é um carro procurado por suas características esportivas.
Para prevenir furtos, os proprietários devem adotar medidas de segurança eficientes. É importante estacionar em áreas bem iluminadas e seguras, usar bloqueios de roda e alarmes, e sempre trancar os veículos, garantindo que janelas estejam totalmente fechadas. Para aqueles com veículos que têm vulnerabilidades de software, é aconselhável verificar e atualizar qualquer software de segurança disponível. Sistemas de rastreamento, como o LoJack, também podem ajudar na localização de veículos roubados e até mesmo desativá-los remotamente.



