Os Dallas Mavericks enfrentam um desafio significativo para se qualificar para o Play-In Tournament da Conferência Oeste da NBA, com menos de quatro semanas até o prazo de trocas, marcado para 5 de fevereiro. Na última terça-feira, a equipe conseguiu uma vitória apertada por 100 a 98 sobre o Sacramento Kings, encerrando uma sequência de sete derrotas fora de casa. Com esse resultado, os Mavericks, que possuem um recorde de 14 vitórias e 23 derrotas, evitaram perder novamente para os Kings, que estão em 14º lugar, após uma derrota recente.
Os Mavericks esperavam que o retorno de Anthony Davis, após uma lesão na panturrilha esquerda em novembro, pudesse mudar a dinâmica do time. No entanto, nos últimos 11 jogos, a equipe conseguiu apenas quatro vitórias, e está a 2,5 jogos do decimo lugar, que é ocupado pelo Memphis Grizzlies.
Com um alto orçamento e pouca possibilidade de contratação pelo Draft, os Mavericks são vistos como candidatos a realizar trocas antes do deadline. Anthony Davis, um jogador com um renomado histórico de 10 All-Star Games, é considerado um dos principais alvos no mercado. Ele é um grande jogador defensivo e ofensivo, mas possui um contrato elevado, que deve custar aos Mavericks cerca de 58,5 milhões de reais na próxima temporada, além de estar buscando uma extensão de contrato significativa no verão.
Embora os Mavericks estejam abertos a ouvir propostas por Davis, a diretoria não sente a necessidade de fazer uma troca imediata, pois ainda deseja observar como ele jogará ao lado de Kyrie Irving e Cooper Flagg. A possibilidade de Davis permanecer na equipe a longo prazo não foi descartada.
Por outro lado, os representantes de Davis estão céticos quanto à possibilidade de um acordo de extensão com os Mavericks na próxima offseason, levando a um desejo expressado por eles de que Davis seja negociado para um time onde um novo contrato seja mais viável. O agente do jogador, Rich Paul, é conhecido por sua abordagem agressiva em negociações, o que torna a situação ainda mais interessante, pois ele já teria incentivado os Mavericks a examinar o mercado por Davis.
Davis não está em uma situação tão conturbada como no passado, quando pediu para ser trocado dos New Orleans Pelicans para os Los Angeles Lakers em 2019; no entanto, sua equipe acredita que o futuro dele em Dallas não é promissor. Eles acreditam que uma troca poderia acelerar o processo de reconstrução em torno de Flagg.
Equipes como o Atlanta Hawks e o Toronto Raptors foram mencionadas como possíveis interessadas em realizar uma troca por Davis. No caso dos Hawks, há um esforço para negociar Trae Young, mas os Mavericks não estão interessados em assumir o contrato do jogador. A posição dos Hawks é de que não pretendem adicionar Davis enquanto Young estiver no time, devido ao alto salário acumulado.
Os Raptors, que estão em quarto lugar na Conferência Leste, também estão em busca de um reforço para a posição de centro e podem tentar negociar por Davis antes do prazo. Qualquer movimentação envolvendo Toronto exigiria que os Mavericks aceitassem contratos de longo prazo, além de considerável compensação em forma de escolhas do Draft.
Os Golden State Warriors e o Milwaukee Bucks também mostraram interesse em Davis, embora as chances de uma troca sejam complicadas devido à estrutura salarial e às limitações financeiras dessas equipes.
Nos círculos da NBA, há a crença de que os Mavericks podem não conseguir um bom valor por Davis antes do dia 5 de fevereiro e podem retomar as discussões sobre uma possível troca no verão. A isenção de rivalidade na Conferência Leste será um fator importante à medida que o prazo se aproxima. Muitas equipes da conferência acreditam que apenas um jogador como Davis pode colocá-las como candidatas ao título.



