Um forte temporal atingiu o litoral de São Paulo neste domingo, resultando em dezenas de pessoas desabrigadas. Após a chuva intensa, as autoridades continuam em alerta para possíveis novos alagamentos e deslizamentos de terra na Baixada Santista e no litoral norte do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso sobre a expectativa de chuvas volumosas e tempestades que devem afetar a região, desde o Guarujá até o litoral norte, e que podem persistir até a próxima segunda-feira. O alerta do Inmet se estende ainda para áreas como as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além do Vale do Paraíba, na maior parte do Espírito Santo, e em grande parte de Minas Gerais e Goiás, abarcando também o sul do Rio de Janeiro. Em janeiro, as previsões indicam que as temperaturas e o volume de chuvas deverão estar acima da média na maior parte do Brasil.
Com relação à capital paulista, a cidade deve experimentar uma pausa nas altas temperaturas. Após duas semanas de calor intenso, com temperaturas frequentemente acima dos 30°C, o domingo e a segunda-feira devem apresentar um clima mais ameno, com os termômetros variando entre 18°C e 23°C.
Essa trégua no calor, no entanto, será temporária. Na terça-feira, a previsão é de que as temperaturas voltem a subir, com mínima de 16°C e máxima de 27°C. Quarta e quinta-feira devem ter temperaturas semelhantes, com variações entre 17°C e 29°C.



