A tensão em torno de uma possível guerra comercial prolongada entre os Estados Unidos e a China reacendeu preocupações nos mercados. Após uma semana de especulações, representantes dos dois países confirmaram que retomarão as negociações na próxima semana. A informação foi divulgada pelo Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em uma rede social, após uma conversa telefônica com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.
Bessent afirmou que “Lifeng e eu nos envolvemos em discussões francas e detalhadas sobre o comércio entre os Estados Unidos e a China. Nos encontraremos pessoalmente na próxima semana para continuar nossas discussões”.
“Esta noite, o vice-primeiro-ministro He Lifeng e eu tivemos conversas francas e detalhadas sobre o comércio entre os Estados Unidos e a China. Nos reuniremos pessoalmente na próxima semana para continuar nossas discussões.” — Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA
Recentemente, Pequim impôs restrições às exportações de metais de terras raras, materiais cruciais para setores como tecnologia e defesa. Essa ação provocou uma resposta do presidente dos EUA, Donald Trump, que ameaçou aplicar tarifas retaliatórias de até 100% sobre produtos chineses.
Além disso, Trump indicou a possibilidade de cancelar uma reunião agendada com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, que ocorrerá durante a cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) no final deste mês.
A mídia estatal da China noticiou que a conversa entre Lifeng e Bessent resultou em “trocas francas, profundas e construtivas”. De acordo com a emissora estatal CCTV, os dois lados concordaram em agendar uma nova rodada de consultas econômicas e comerciais entre os Estados Unidos e a China o mais breve possível.
(Com informações de agências internacionais)