O setor de serviços no Brasil registrou crescimento de 0,3% em outubro em relação a setembro, além de uma alta de 2,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Este é o nono resultado positivo consecutivo, acumulando um crescimento total de 3,7% no período.
O resultado superou ligeiramente as projeções de analistas consultados pela Reuters, que previam um aumento mensal de 0,2% e anual de 2,2%. O volume de serviços no país está agora 20,1% acima dos níveis pré-pandemia, observados em fevereiro de 2020, atingindo um patamar recorde na série histórica. Esta sequência de resultados positivos é a mais longa desde um período de oito meses entre fevereiro e setembro de 2022, que culminou em um crescimento acumulado de 5,6%.
Até o momento, o acumulado do ano é de 2,8%, e nos últimos 12 meses, a alta também é de 2,8%, mostrando uma desaceleração em relação ao crescimento registrado até setembro, que foi de 3,1%.
Todas as cinco atividades do setor apresentaram crescimento, com destaque para o segmento de transportes, que cresceu 1,0% e atingiu o terceiro resultado positivo consecutivo, com um ganho acumulado de 2,4%. O transporte aéreo e rodoviário de cargas foram os principais responsáveis por esse desempenho. O aumento no setor aéreo é atribuído ao crescimento no número de passageiros, refletindo em receitas mais altas para as companhias. Já o aumento nas receitas do transporte rodoviário de cargas é impulsionado pela demanda ligada ao escoamento da produção agrícola, que deve alcançar uma safra recorde este ano, além do crescimento das entregas do comércio eletrônico.
Os avanços em outras áreas do setor de serviços incluem:
- Informação e Comunicação: 0,3%, apresentando uma desaceleração em relação ao mês anterior, que foi de 1,2%.
- Outros Serviços: 0,5%, mantendo uma sequência de quatro meses de crescimento, com um ganho acumulado de 3,4%.
- Serviços Profissionais e Administrativos: 0,1%, e Serviços Prestados às Famílias: 0,1%, ambos apresentando pequenas altas após recuos no mês anterior.
De acordo com Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, os serviços de tecnologia da informação têm se tornado cada vez mais procurados no cenário pós-pandemia, com ênfase na digitalização das empresas. A demanda por serviços como armazenamento de dados em nuvem, desenvolvimento e licenciamento de aplicativos, consultoria em tecnologia da informação, e suporte técnico continuou a aumentar.
As informações foram compiladas com o suporte da Reuters e agências de notícias do IBGE.



