O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira que não há evidências nos dados econômicos que indiquem uma recessão na economia norte-americana. Sua declaração ocorreu em uma audiência do Comitê de Apropriações da Câmara dos Deputados, onde ele comentou sobre a recente contração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre.
Bessent destacou que os dados econômicos estão sujeitos a revisões e expressou a expectativa de que os números relacionados ao PIB do primeiro trimestre sejam ajustados para cima, embora não tenha fornecido detalhes adicionais sobre essa análise.
Na semana passada, o Departamento de Comércio divulgou que o PIB dos EUA teve uma contração anualizada de 0,3% no primeiro trimestre, marcando a primeira queda registrada em três anos.
Capacidade de Empréstimo em Alerta
Durante a mesma audiência, Bessent alertou sobre o esgotamento da capacidade de empréstimo do governo sob o teto da dívida federal. Ele garantiu que o governo não deixará de cumprir suas obrigações de pagamento e que o Congresso deverá aumentar ou suspender o teto da dívida, sem recorrer a “artifícios” para evitar a situação.