O ministro coordenador de Assuntos Econômicos da Indonésia, Airlangga Hartarto, anunciou que o país e os Estados Unidos concordaram em concluir as negociações sobre tarifas recíprocas em 60 dias. A informação foi divulgada em sua conta oficial no X, após um encontro com Jamieson Greer, representante Comercial dos EUA (USTR), e Howard Lutnick, ministro do Comércio dos EUA, na última quinta-feira, 17 de outubro de 2023.
Hartarto declarou que a reunião bilateral focou em opções para negociações comerciais entre a Indonésia e os EUA, com o intuito de promover um ambiente comercial justo e equilibrado. Durante as conversas, os dois países também concordaram em estabelecer parcerias comerciais e de investimento, além de colaborações em minerais essenciais e na cadeia de suprimentos.
O ministro indonésio enfatizou que os resultados das reuniões serão acompanhados por uma série de encontros, com previsão de uma a três rodadas adicionais. Ele afirmou ainda que a Indonésia se comprometeu a aprofundar o comércio com os Estados Unidos, especialmente em produtos como trigo, soja, farelo de soja e bens de capital.
Além disso, Hartarto destacou que a Indonésia irá oferecer maior cooperação em minerais estratégicos e agilizará os procedimentos de importação de produtos hortícolas norte-americanos. O ministro também mencionou a importância de fomentar investimentos bilaterais, assim como parcerias nas áreas de educação, ciência, pesquisa, tecnologia, engenharia e economia digital.
É importante lembrar que, em 2 de abril, os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 32% sobre produtos importados da Indonésia durante a administração Trump, embora essas sobretaxas tenham sido suspensas por um período de 90 dias.