A chegada dos SUVs médios fabricados na China trouxe uma nova dinâmica ao mercado brasileiro, oferecendo melhor acabamento, mais tecnologia e preços competitivos. Essa mudança forçou marcas tradicionais a se adaptarem e apresentarem novidades, e um dos resultados dessa adaptação é o Renault Boreal.
O Boreal é o segundo modelo da nova fase da Renault no Brasil e é especialmente projetado para competir com os SUVs chineses. Ele se destaca pelo bom acabamento e pela tecnologia embarcada, com o preço da versão topo, chamada Iconic, que inicia em R$ 214.990. Embora o modelo não ofereça motor híbrido, seu motor 1.3 turbo entrega um desempenho adequado, permitindo à Renault acertar na precificação.
Globalmente, a Renault está desenvolvendo modelos que atendem melhor os mercados fora da Europa, como o brasileiro. O Boreal utiliza uma plataforma que foi adaptada para o mercado emergente, a RGMP, que também é utilizada em outros modelos, como o Kardian. O desenvolvimento dessa plataforma possibilitou um design mais espaçoso, principalmente no banco traseiro e no porta-malas.
O design exterior do Boreal reflete influências de modelos europeus, como o Renault Austral, e conquista pela sua presença visual. Com 4.556 mm de comprimento, o Boreal supera competidores na faixa de preços, como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, em termos de dimensões, mas ainda é menor que modelos como o Jeep Commander e o BYD Song Plus.
Internamente, o Boreal oferece um bom espaço no banco traseiro e um porta-malas generoso com capacidade para 522 litros. O acabamento é sofisticado, com materiais agradáveis ao toque e um design que prioriza a qualidade. O modelo ainda vem com um painel de instrumentos de 10 polegadas e um sistema de entretenimento também de 10 polegadas, ambos com tecnologia moderna e intuitiva, incluindo compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Em termos de tecnologia, o Boreal se destaca também pelo pacote ADAS, que inclui recursos de segurança avançados e assistência ao condutor, como piloto automático adaptativo e centralizador de faixas. Embora o modelo ainda não utilize tecnologia híbrida, a Renault planeja integrar essa opção em futuros lançamentos no Brasil.
Sob o capô, o Boreal é equipado com um motor 1.3 turbo que desenvolve até 163 cv e torque de 27,5 kgfm. Ele é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem, o que garante um desempenho eficiente. Em testes de aceleração, o modelo se mostra capaz, alcançando 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Durante os testes, o Boreal apresentou um consumo de 9,8 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada, mostrando-se competitivo em comparação aos rivais não eletrificados. A dinâmica do veículo é bem avaliada, com um bom isolamento acústico e absorção de impactos, o que assegura conforto ao dirigir.
Em resumo, o Renault Boreal representa uma resposta da marca francesa aos desafios impostos pela concorrência dos SUVs chineses, oferecendo um pacote atraente de tecnologia, espaço e preço. O modelo tem potencial para resgatar clientes que estavam distantes da Renault, trazendo uma proposta renovada em um segmento cada vez mais competitivo. A Renault ainda planeja ampliar seu portfólio no Brasil, prevendo lançamentos de híbridos e outros modelos nos próximos anos.


