Na terça-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 12h, até quarta-feira, dia 21, também às 12h, os candidatos que desejam ingressar na Universidade de São Paulo (USP) pelo processo seletivo Enem-USP poderão modificar as opções de cursos que escolheram no momento da inscrição. Essa alteração deve ser feita na plataforma online destinada aos candidatos.
A USP está oferecendo um total de 1.500 vagas em diversos cursos, que podem ser preenchidas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a divulgação das notas do Enem na última sexta-feira, dia 16 de janeiro, os candidatos têm a oportunidade de ajustar suas escolhas para aumentar as chances de serem aprovados. As informações sobre os pesos e as notas exigidas para cada curso podem ser consultadas no edital da seleção.
Desse total de vagas, 684 são destinadas à Ampla Concorrência, 512 são reservadas para egressos de escolas públicas e 304 são para estudantes pretos, pardos e indígenas. Todos os inscritos automaticamente concorrem às vagas da Ampla Concorrência e também podem optar por participar das Políticas de Ações Afirmativas no ato da inscrição.
O site da Fuvest será o canal para a divulgação das listas de convocação. Serão feitas três chamadas regulares e, caso ainda permaneçam vagas, haverá chamadas para a Lista de Espera. As informações sobre os prazos de matrícula e demais detalhes serão disponíveis na mesma plataforma.
Os cursos disponíveis no processo seletivo de 2026 estão organizados em três áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais. Os candidatos devem escolher apenas uma dessas áreas e, em seguida, selecionar até três cursos de sua preferência, assim como a ordem de prioridade para a escolha. A janela para essas alterações de curso estará aberta entre as 12h do dia 20 de janeiro e as 12h do dia 21 de janeiro.
A divulgação da primeira lista de aprovados será feita no dia 23 de janeiro, com a pré-matrícula virtual ocorrendo entre os dias 27 e 30 de janeiro. Uma segunda chamada será realizada em 3 de fevereiro, com pré-matrícula nos dias 4 a 6 do mesmo mês. A terceira chamada acontecerá no dia 10 de fevereiro, com pré-matrícula de 11 a 13 de fevereiro. Caso haja vagas não preenchidas, os candidatos poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera nos dias 19 e 20 de fevereiro. Para esses candidatos, estão programadas três chamadas: a primeira em 3 de março, a segunda em 10 de março, e a terceira em 17 de março.
A pontuação final dos candidatos pode variar conforme os pesos atribuídos às notas das provas do Enem do ano anterior, que são definidos pelas unidades da USP. Para mais detalhes, os candidatos podem acessar o site oficial da Fuvest.



